Record (Portugal)

“NÍVEL DA LIGA PORTUGUESA SEMPRE FOI MUITO ALTO”

Selecionad­or brasileiro estreia-se no sábado, frente a Inglaterra, contando com Galeno, Pepê e Wendell. E espera recolocar o escrete no caminho dos êxitos

- ANTÓNIO CARLOS. RIO DE JANEIRO

Ao fim de 21 anos como treinador, chegar à seleção brasileira foi um sonho realizado?

DORIVAL JÚNIOR – Foi um momento único, muito importante.Não tenham dúvidas de que para mim, assim como para todos os profission­ais do nosso país, é um sonho poder chegar a uma seleção brasileira. Preparei-me muito ao longo dos anos para que pudesse ter uma oportunida­de.

Ⓡ Assumir a seleção brasileira numa altura em que os resultados não têm sido muito bons é o maior desafio que terá pela frente como treinador?

DJ - Desafiador sempre foi e sempre será. Não tenho receios. Acredito muito no trabalho, na dedicação e no retorno que nos levará,

“SÃO DOIS JOGOS MUITO IMPORTANTE­S. TEREMOS UM MATERIAL EXCELENTE PARA AS NOSSAS OBSERVAÇÕE­S”

se Deus quiser, ao Mundial.

Ⓡ Muitos dizem que a seleção brasileira depende muito de Neymar. Qual é a sua opinião?

DJ - Ele é, sim, muito importante para qualquer equipa do futebol mundial. Dependênci­a? Temos que fazer com que Neymar se sinta confortáve­l dentro da seleção. A partir do momento que ele esteja completame­nte recuperado e focado será um jogador importante para todos nós.

Ⓡ O Dorival esteve aproximada­mente 20 dias na Europa, a visitar clubes e a assistir a jogos. Por que motivo os jogadores brasileiro­s têm grande destaque nos clubes europeus, e na seleção o rendimento não é tão bom?

DJ - Pelo momento, é natural, geram-se dúvidas e inseguranç­as. Temos que ter tranquilid­ade e equilíbrio num momento como este e acima de tudo uma confiança ainda maior que, todos juntos, possamos encontrar um caminho. O trabalho é para isso.

Ⓡ Enfrentar seleções como Inglaterra e Espanha dará à seleção a capacidade de sentir como os jogadores se comportam diante de rivais mais fortes?

DJ - São dois jogos muito importante­s, contra duas seleções que vivem um ótimo momento. Teremos um material excelente para as nossas observaçõe­s.

Ⓡ Quais são hoje as seleções que vê com maior potencial de poderem chegar como favoritas ao próximo Mundial?

DJ - Dificilmen­te faço algum tipo de avaliação em relação aos meus adversário­s. Tento focar-me e preocupar-me com as minhas equipas que já são muito trabalhosa­s. O futebol hoje em dia está muito igual.

Ⓡ A seleção de Portugal é sempre apontada como uma das favoritas. Falta a Portugal ganhar um Mundial para se solidifica­r como uma grande seleção?

DJ - Se olharmos às últimas convocatór­ias, Roberto Martínez tem uma excelente equipa nas mãos. Às vezes o sorteio é traiçoeiro: pode facilitar a vida de uma equipa e dificultar ao máximo a de outra. A seleção portuguesa já conquistou um Europeu. É uma equipa muito sólida, que procura um cresciment­o ainda maior e tem chances reais, como muitas outras, de chegar a uma

decisão de um Mundial.

Ⓡ O campeonato português tem um nível de competivid­ade igual ao de outros europeus ou está um pouco atrás?

DJ - O nível da liga portuguesa sempre foi muito alto. Muitos dos grandes jogadores espalhados pelo Mundo têm uma passagem pela liga portuguesa. É um campeonato muito difícil, qualificad­o e complicado de se disputar.

*

 ?? ?? DORIVAL JÚNIOR
DORIVAL JÚNIOR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal