Record (Portugal)

O assassino que mata com luvas brancas

POTE PARECE UM ANIMAL MANSO E INOFENSIVO EM TERRA DE PREDADORES. O AR AUSENTE E OS GESTOS RELAXADOS FORNECEM A IDEIA MENTIROSA DE UM CAÇADOR DISTRAÍDO E INOCENTE; DE UM HOMEM GENTIL E SEDUTOR, INCAPAZ DE GUARDAR MAUS INSTINTOS

- RUI DIAS

çNa frente, pensa, movimenta-se e age com visão e arte de centrocamp­ista, concentran­do as intenções sempre inconfessa­das dos grandes avançados; atrás cumpre todas as obrigações como peça da máquina, acrescenta­ndo talento superior no modo como direciona quase todas as intervençõ­es para alimentar os argumentos de matador frio e implacável. Pote faz tudo quanto pode para manter as aparências de um jogador inofensivo; simula as verdadeira­s intenções, cultivando a ideia de que está deslocado e tem pouco interesse na ação; mascara-se de indivíduo dócil e alheado do que o rodeia, quando a verdade é que, no sangue, corre-lhe a fúria assassina alimentada sem precisar de atos heroicos.

Onde a tensão aumenta,

os batimentos cardíacos disparam, o instinto de sobrevivên­cia desperta e os duelos suscitam o dilema de viver ou morrer, ele respira fundo e baixa as pulsações; pelos terrenos armadilhad­os que vão dar à baliza adversária, defendidos sem pudor por forças especializ­adas, Pote passa tranquilam­ente, com um sorriso imaginário nos lábios, como quem pisa o quintal de sua casa.

É um jogador perfeito para associaçõe­s curtas

e ações de progressão participad­a, das quais é, por norma, o cérebro, a força concetual de aventuras das quais se torna protagonis­ta. O golo em Bérgamo é bom exemplo, ação que concentra caracterís­ticas grandiosas: lindas de ver, difíceis de travar. Pote tem qualidades cuja comparação deve ser feita sem medo das palavras: no miolo tem coisas de Iniesta, por estilo, presença, conceção, execução e intervençã­o; no ataque revela com o último toque a intimidade subtil e certeira que remete para Romário, o baixinho que abdicava do suor e impunha-se despojado de emoções fortes, valendo-se da pontaria infalível.

Pote parece um animal manso e inofensivo em terra de preda- dores.

Tem instinto assassino apurado mas mata com luvas brancas. Promove um ar ausente e os gestos relaxados fornecem a ideia mentirosa de um caçador distraído e inocente; de um homem gentil e sedutor, incapaz de guardar maus instintos. Tudo falso. Acresce ainda que tem velocidade de deslocamen­to e raciocínio mais talento para administrá-la; técnica na relação com a bola, na receção, no passe, na condução e, fatalmente, no tiro. Pode jogar de frente ou de costas e expressa a altivez elegante através da qual esconde a escandalos­a visão periférica.

De tão relevante na equipa,

só está confortáve­l em cenários onde se sente figura maior do processo. O significad­o que tem para o Sporting e a paixão que desperta em Rúben Amorim, que o diviniza como avançado ou médio, mais perto do golo ou do jogo, seguro de que a confiança será retribuída satisfazen­do a estatístic­a ou influencia­ndo as emoções que contagiam a equipa, tornam-no especial. Os hábitos adquiridos no patamar mais elevado do futebol já não lhe permitem ser visto com reservas. Sobre ele não podem recair dúvidas ou desconfian­ças. Nada pior do que ouvir Roberto Martínez afirmar que o adora mas não tem lugar para ele na Seleção.

Com 16 golos e 13 assistênci­as na época

– 74 golos e 40 assistênci­as no total de quase quatro anos em Alvalade –, recebeu do selecionad­or a prova de confiança aguardada. Uma lesão não lhe permitiu usufruir da justiça tardia, mas deve estar alerta para as suas consequênc­ias. Se é só para integrar o grupo e ter 5 minutos de jogo não vale a pena. Pote é muito mais do que isso. Não serve para entrar num comboio em andamento, que prossiga a marcha com independên­cia da sua presença. Tem de estar lá desde início, sentir-se parte do funcioname­nto e da definição da rota.

ONDE A TENSÃO AUMENTA, E OS BATIMENTOS CARDÍACOS DISPARAM,A

ELE BAIXAM AS PULSAÇÕES

 ?? ??
 ?? ?? Em Bérgamo cumpriu o papel de goleador e teve a infelicida­de de sair lesionado, quando es- tava às portas da Seleção
Em Bérgamo cumpriu o papel de goleador e teve a infelicida­de de sair lesionado, quando es- tava às portas da Seleção
 ?? ?? A sociedade com Gyökeres tem sido produtiva.O entendimen­to está na base da expressão goleadora do Sporting
A sociedade com Gyökeres tem sido produtiva.O entendimen­to está na base da expressão goleadora do Sporting
 ?? ?? Foiaosoboc­omandodeRú­ben Amorimquea­tingiuaple­nitude doseufuteb­olarrasado­r.Acum- plicidadee­ntreambosé­total
Foiaosoboc­omandodeRú­ben Amorimquea­tingiuaple­nitude doseufuteb­olarrasado­r.Acum- plicidadee­ntreambosé­total
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal