Record (Portugal)

PROJETO DE MANGALA FOCA VERTENTE MENTAL

Internacio­nal francês fundou o ‘The Green Changers Club’ antes de chegar aos canarinhos

- ESTORIL ANDRÉ ANTUNES PEREIRA

‘The Green Changers Club’ é o nome do projeto fundado por Mangala meses antes de assinado pelo Estoril no início desta época. A ideia surgiu em 2018 quando sofreu uma grave lesão no joelho direito e se encontrava cedido pelo Man. City ao Everton. Ao olhar mais para o ‘extra futebol’, entendeu que queria partilhar experiênci­as da carreira e ajudar outras pessoas, com foco na vertente mental. Record seguiu o último dia de um ‘footcamp’, em Palmela, com 17 futebolist­as, entre os 16 e os 20 anos, de clubes franceses de escalões inferiores que tentam dar o salto. “Queremos que se conheçam melhor, através de diferentes exercícios e profission­ais, para que possam evoluir e melhorar a vida no desporto ou fora dele. É para todos, novos e velhos”, diz o defesa, de 33 anos, justifican­do a aposta na vertente da mentalidad­e: “Se querem ser profission­ais, essa parte é importante. No futebol e fora dele, se não há essa força mental, é muito complicado conseguir. Alguns chegam rápido a certos patamares e, por pressão ou porque são jovens e não sabem, têm dificuldad­es. Por isso mesmo é importante ajudá-los nesta fase.”

Após o 1º evento no ano passado em Marraquexe (Marrocos), este ‘estágio’ incluiu um particular

“QUEREMOS QUE POSSAM EVOLUIR E MELHORAR A VIDA NO DESPORTO E FORA DELE”, EXPLICA O CENTRAL

com os sub-19 do Estoril (0-2) e amanhã há outro com os sub-23 do Sp. Braga. Os 17 jogadores presentes integram a Petrus Flo, criada por Florian Petrus. “Era

amador e jogava na 4ª divisão de França. Quando a Covid chegou, parámos de jogar e concentrei-me nos treinos. Outros jogadores que ficaram sem clube abordaram-me, criei treinos e disponibil­izei-os. Depois comecei a abordar clubes profission­ais para dar oportunida­des a jovens”, conta o treinador, de 26 anos. Blest Mayitu tem 17 anos, é defesa do CS Brétigny e mostra “ambição de chegar ao mais alto nível”. E revê-se muito nas carateríst­icas de Kimpembe, central do PSG: “Tem muita determinaç­ão. É implacável no trabalho e no quotidiano, na forma como se alimenta, como dorme... Acho que temos isso em comum.”

*

 ?? ?? FOOTCAMP. Mangala (em cima, 4.º a contar da direita) com 17 jovens futebolist­as e staff do projeto
FOOTCAMP. Mangala (em cima, 4.º a contar da direita) com 17 jovens futebolist­as e staff do projeto
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal