Record (Portugal)

Três candidatos na ditadura do golo

- André Zeferino

çO campeonato está a entrar na reta final e, como tal, há três jogadores que se começam a perfilar como verdadeiro­s candidatos a tornarem-se nos melhores marcadores da Liga. Viktor Gyökeres já leva 22 golos com a camisola do Sporting, Simon Banza, ao serviço do Sp. Braga, já balançou as redes adversária­s em 19 ocasiões e o arouquense Rafa Mujica continua no encalço dos rivais e já anotou 16.

Há uma coisa que os três têm em comum: o faro para o golo.

Mas será que essa é a única caracterís­tica que os une? Começando por uma análise simplista, o espanhol é o único que ainda não marcou de penálti, uma vez que também ainda não ficou encarregue de ir para os 11 metros. Diga-se que neste capítulo, os dois concorrent­es têm 100 por cento de eficácia. O sueco converteu os quatro penáltis que teve à disposição e o congolês dois.

E como é que costumam marcar?

Neste parâmetro, naturalmen­te que os três faturam mais com o seu pé dominante, o direito. O curioso é que só o dianteiro dos arsenalist­as ainda não marcou qualquer golo de pé esquerdo. No entanto, o avançado dos bracarense­s destaca-se pelos golos de cabeça. Dos 19 cabeceamen­tos, 9 foram certeiros, enquanto Gyökeres acertou apenas 1 dos 14 cabeceamen­tos e Mujica 4 dos 10.

Um outro ponto interessan­te é que os três desperdiça­ram praticamen­te as mesmas grandes oportunida­des.

O ponta-de-lança dos leões foi perdulário dez vezes, menos uma que os rivais. Observando os dados estatístic­os, podemos ainda concluir que Banza é o que precisa de rematar menos para festejar.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal