Record (Portugal)

ESTORIL OPEN EM ESPERA

Maior torneio português ainda não tem lugar em 2025 mas diretor mantém a esperança

- JOSÉ MORGADO

çO Millennium Estoril Open não está incluído no esboço de calendário do ATP Tour para 2025. A organizaçã­o do torneio antecipou-se ao anúncio do circuito e anunciou que continua a explorar, em conjunto com o ATP Tour, todas as vias para que o torneio se realize em 2025 e anos seguintes. A 3LOVE, atual entidade organizado­ra do torneio, ficou com a licença da prova em 2015, depois de entre 1990 e 2014 o torneio ter sido dirigido pelo empresário João Lagos.

Como tinha sido previament­e anunciado pelo ATP Tour, o cresciment­o de todos os eventos ATP Masters 1000 de uma semana para torneios de 12 dias (à exceção de Monte-Carlo e Paris), juntamente com o ‘upgrade’ de três competiçõe­s para a categoria de ATP 500, implica um menor número de semanas disponívei­s no calendário. No caso do Estoril Open, a prova ‘perdeu’ a semana para Bucareste, que tem uma licença de origem do ATP Tour comprada pelo ex-tenista e milionário Ion Tiriac, pelo que agora prosseguem as conversaçõ­es para se encontrar a melhor solução para o evento português.

“Existe uma relação de excelência entre o Millennium Estoril Open e tanto o Management como o Board do ATP Tour”, refere João Zilhão, diretor do torneio português: “O Millennium Estoril Open é um dos mais populares eventos entre os jogadores e o próprio Casper Ruud, considerad­o um líder de opinião entre os seus pares, referiu no seu discurso de vitória em 2023 que iria votar na nossa prova como melhor torneio ATP 250 do ano. A reformulaç­ão do calendário e o consequent­e aumento de semanas nos torneios Masters 1000 tem um impacto inevitável no número de semanas disponívei­s no calendário em 2025 mas, no caso do Millennium Estoril Open, prosseguem as diligência­s para se encontrar a melhor solução e continuarm­os a organizar no futuro o maior evento tenístico nacional”.

A edição deste ano começa já no próximo dia 30, e tem um cartaz de luxo, com Casper Ruud, Hubert Hurkacz, Gael Monfils, Arthur Fils, Lorenzo Musetti e os portuguese­s Nuno Borges e João Sousa, este último termina a carreira nesta prova.

*

 ?? ?? PALCO. Millenium Estoril Open de 2024 arranca já na próxima semana
PALCO. Millenium Estoril Open de 2024 arranca já na próxima semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal