Record (Portugal)

Relações ousadas

Versão alta performanc­e do modelo elétrico tem tração integral e 650 cv de potência

- PAULO RENATO SOARES

O novo automóvel do piloto Miguel Oliveira é um Ioniq 5 N, versão de alta performanc­e do modelo 100 por cento elétrico da marca coreana. Já disponível em Portugal, esta ousadia da Hyundai consegue debitar 650 cv de potência e tanto pode ser utilizado no dia-a-dia, como adentrar um circuito e libertar todas as aptidões desportiva­s que lhe ofereceram.

A linha ‘N’ sempre significou garra e ousadia na Hyundai, embora as versões com esta definição utilizasse­m motores de combustão interna (ICE). Passar a filosofia para um carro elétrico foi um desafio distinto mas, e principalm­ente depois da oportunida­de para o guiar num circuito nos arredores de Barcelona, não há como negá-lo: a tarefa foi superada. O Ioniq 5 N é um desportivo ‘puro’.

As diferenças estéticas para o Ioniq 5 ‘convencion­al’ não servem apenas para distinguir a identidade ‘sport’. Este ‘N’ usa a cor azul que já distinguia as versões ICE, mas os detalhes das saias laterais, das entradas de ar nas embaladeir­as das rodas traseiras (21 polegadas…) ou a grelha ativa servem para o apuro dinâmico, auxiliando a tarefa de lidar com os 650 cv. O interior também reflete a personalid­ade desportiva. O volante reúne comandos para os 12 modos de condução ‘N’ - incluindo botão

para o ‘boost’ que dá mais 41 cv durante 10 segundos. Painel de instrument­os e ecrã tátil estão unidos como se fossem apenas uma peça e os bancos desportivo­s oferecem o apoio necessário. Testado forma intensiva em Nurburgrin­g, o Ioniq 5 N tem dois motores elétricos (um por eixo), tração integral e usa bateria de 84 kWh que lhe confere até 488 quilómetro­s de autonomia - aqui, obviamente em utilização, digamos, tranquila. Mas o ‘habitat’ natural deste automóvel é na pista. São 260 km/h de velocidade máxima e 3,4 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/hora.

Há função ‘Launch Control’; trabalho apurado na forma como se agarra ao alcatrão nas curvas; emulação de passagens de caixa; acerto de suspensão; função ‘drift’ e até o som do motor (‘Active Sound +’) está de acordo com um desportivo - como se por baixo do ‘capot’ estivesse por exemplo um… 6 cilindros.

O ‘senão’ é obviamente o preço. Este é um carro de nicho e os quase 80 mil euros do preço apontam a cliente muito específico. E, dizemos nós, cheio de sorte. *

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal