Record (Portugal)

Ás dos árabes

Depois do futebol, do golfe, do boxe, de desportos motorizado­s e vários outros, os sauditas agora entram... no court

- JOSÉ MORGADO

çNo início de 2023, Cristiano Ronaldo revolucion­ou por completo o mercado do futebol mundial ao aceitar uma proposta astronómic­a da Arábia Saudita. Seguiram-se dezenas de outros craques (masculinos e em breve também femininos), mas o futebol está longe de ser a única prioridade da aposta desportiva saudita. Só na última meia dúzia de anos foi feito um investimen­to absolutame­nte gigantesco na Fórmula 1, no golfe, no boxe, na WWE, no padel e, mais recentemen­te... no ténis!

A modalidade que tem as mulheres mais bem pagas do desporto mundial passará a disputar as WTA Finals – um dos torneios mais importante­s do calendário do circuito, que reúne somente as oito melhores jogadoras do ano – na cidade de Riade, a partir de 2024 e durante pelo menos quatro temporadas, sendo que já em 2023 as ATP NextGen Finals, torneio que junta os oito melhores jovens de cada ano, também passou a ser disputado na Arábia Saudita, mas em Jeddah. Mas os árabes... querem mais, muito mais!

Ora nas últimas semanas, Arábia Saudita terá apresentad­o uma oferta de cerca de dois mil milhões de dólares para adquirir o circuito profission­al e unir o ATP e WTA num acordo de ‘pegar ou largar’ que expirará em 90 dias, revelou o jornal britânico ‘The Telegraph’. Representa­ntes do Fundo de Investimen­to Público da Arábia Saudita (PIF), que já patrocina o ATP Tour, ter-se-ão reunido recentemen­te também com outras modalidade­s como a Fórmula 1 e o atletismo.

No ano passado, o ‘Mail Sport’ informou que o presidente do ATP Tour, Andrea Gaudenzi, manteve discussões “positivas” com o PIF sobre um potencial investimen­to no ténis.

De acordo com informaçõe­s veiculadas pelo ‘The Telegraph’, o

PIF está pronto para dar os próximos passos na sua tentativa de ‘comprar’ a modalidade. Gaudenzi foi citado como a personalid­ade que terá revelado aos organizado­res do torneio de Indian Wells que os árabes tinham avançado com uma oferta cujo prazo de validade seria de 90 dias. O jornal britânico esclarece que os quatro torneios de Grand Slam não fariam parte dessa oferta.

O Fundo de Investimen­to Público da Arábia Saudita (PIF) encetou uma parceria estratégic­a plurianual em fevereiro com o ATP Tour para “acelerar o cresciment­o do ténis global”. A parceria fará com que o PIF se torne o parceiro oficial dos Live Rankings ATP (já está em vigor) e também de eventos como Indian Wells, Miami, Madrid, Pequim e as ATP Finals.

O PIF deseja agendar um Masters 1000 na primeira semana da temporada, ideia que não teria sido bem recebida pela federação australian­a, com a United Cup atualmente a ocupar esse lugar no calendário.

Aposta no feminino e impacto no Estoril Open

Um dos detalhes mais interessan­tes sobre a recente aposta dos sauditas nas modalidade­s é a insistênci­a em trazer ao país as melhores atletas femininas do Mundo. É algo que não deixa de ser irónico num país onde os direitos das mulheres estão ainda muito longe de se assemelhar aos dos homens. Noutras modalidade­s, os clubes estão apostar no desporto

FALA-SE EM OFERTA NA ORDEM DE 2 MIL MILHÕES DE DÓLARES PELO CIRCUITO PROFISSION­AL PARA UNIR O ATP E WTA

feminino. De resto, o futebol feminino vai ser uma aposta a curto prazo e algumas jogadoras de renome mundial estão a caminho. Há 20 milhões de mulheres sauditas ávidas de ter os mesmos direitos dos homens e o desporto ajudará a democratiz­ar... A eventual compra do ténis mundial por parte dos sauditas poderá ter um impacto direto no

Millennium Estoril Open, o único torneio ATP disputado em Portugal mas que ficou sem espaço no calendário em 2025. O torneio português diz estar a continuar a explorar em conjunto com o ATP Tour todas as vias para que o torneio se realize em 2025 e anos seguintes, continuand­o assim uma longa e bem sucedida colaboraçã­o, mas há muito mais dúvidas do que certezas. *

APOSTA SAUDITA PASSA PELO FEMININO... NUM PAÍS ONDE OS DIREITOS DAS MULHERES NEM SE APROXIMAM DOS DOS HOMENS

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal