Record (Portugal)

Multiplica­r a felicidade

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

AO SERMOS FELIZES PELOS OUTROS, MULTIPLICA­MOS A NOSSA FELICIDADE

Com o campeonato interrompi­do, as convocatór­ias para as seleções tornaram-se tema de interessan­te discussão. Casos como o de Galeno, que se cansou de esperar por uma convocatór­ia para a Seleção portuguesa e que foi agora chamado à canarinha, mas também o de David Carmo, que chamado pela primeira vez à seleção angolana, acabou por não ter uma estreia feliz, despertam-nos para a frustração que a espera de uma oportunida­de profission­al pode gerar, e também para a pressão que uma espera prolongada pode causar.

A espera por algo que ansiamos

pode ser tão dura como o momento do confronto ou a resposta ao desafio. A frustração de uma oportunida­de profission­al que não se alcança ou a pressão pré-competitiv­a, são fatores que podem afetar a performanc­e e o bem-estar dos atletas. Estes fatores compromete­m o foco e o desempenho do atleta e podem gerar problemas de saúde mental se não forem bem geridos.

Neste contexto, o apoio psicológic­o

permite personaliz­ar as estratégia­s mais adequadas a cada jogador, melhorar a sua autoconfia­nça, ensinar técnicas de relaxament­o, ativação e promover uma visão mais clara e realista dos objetivos e da gestão de expetativa­s em futuros desafios.

E não nos é indiferent­e assistir a estes dramas.

Quando assistimos à superação de um obstáculo, um combate, uma perda, um luto, e ficamos felizes pelo outro, multiplica­mos a felicidade. Quando aprendemos a ser felizes pelos outros, multiplica­mos a nossa felicidade.*

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal