Record (Portugal)

REGRESSO TRIUNFAL

Ferrari faz dobradinha, com Sainz a celebrar vitória duas semanas depois de ser operado

- B.E.

O Grande Prémio da Austrália não foi bem como se esperava… Carlos Sainz, que há duas semanas estava a ser operado a uma apendicite, foi o vencedor numa prova onde Max Verstappen foi obrigado a abandonar a corrida, devido a problemas nos travões que fizeram com que o seu Red Bull se incendiass­e. O holandês, que a partir da segunda volta começou a queixar-se do carro, chegou à box visivelmen­te irritado e acabou mesmo por chamar “estúpido” a um mecânico, mas mais tarde explicou a razão. “Foi porque começaram a fazer a mudança dos pneus quando o carro estava a incendiar-se!”, justificou. Verstappen não desistia desde o GP da Austrália de 2022.

Sainz, que cumpre o último ano na Ferrari e tem o seu futuro na grelha de 2025 ainda em aberto, aproveitou as dificuldad­es do holandês, assumiu a liderança e controlou o GP mesmo com os problemas físicos sentidos devido à operação.“Foi uma boa corrida. Fisicament­e não foi fácil, mas consegui gerir o meu ritmo e os meus pneus. É a prova de que o trabalho árduo compensa”, disse o espanhol, após ter conquistad­o a sua terceira vitória na Fórmula 1, e até brincou com a situação: “Recomendo aos pilotos que tirem o apêndice!”.

Charles Leclerc, que apenas se aproximou do colega de equipa na reta final, terminou em segundo lugar dando à Ferrari uma dobradinha que não acontecia desde o GP do Bahrain de 2022. Lando Norris (McLaren) completou o pódio, seguido pelo companheir­o Oscar Piastri e por Sergio Pérez (Red Bull). Já a Mercedes não conseguiu terminar com nenhum dos dois carros. Lewis Hamilton, que na próxima época irá pilotar um Ferrari, retirou-se da prova devido a problemas de motor. “É o

pior início de época que alguma vez tive”, garantiu o sete vezes campeão mundial, que soma apenas 8 pontos em três corridas esta temporada. E George Russell despistou-se na última volta após um incidente com Fernando Alonso (Aston Martin), que valeu ao espanhol uma penalizaçã­o de 20 segundos, e que o fez cair do 6º para o 8º posto. A próxima ronda é o Grande Prémio do Japão, entre os dias 5 e 7 de abril.

*

 ?? ?? CORAJOSO. Sainz mostra a Norris as marcas da cirurgia a uma apendicite
CORAJOSO. Sainz mostra a Norris as marcas da cirurgia a uma apendicite

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal