Record (Portugal)

LEÃO MAIS FORTE NAS MEIAS-FINAIS

- MIGUEL AMARO

O Sporting chega mais vezes à final quando nas ‘meias’ o adversário é o Benfica. Os rivais lisboetas defrontam-se pela 9ª vez nesta fase da prova e o histórico é claramente favorável aos leões, com 6 apuramento­s, enquanto as águias vão tentar apenas o 3º.

O primeiro dérbi numa meia-final da Taça – depois da prova mudar o nome para a atual designação, em 1939 - foi em 42/43, em casa do Sporting, com a vitória a sorrir ao Benfica, por 3-2.

Essa foi, no entanto, uma das duas únicas vezes que os encarnados levaram a melhor quando o passaporte para a final esteve em discussão. A outra foi em 58/59, já com essa fase disputada a duas mãos. O Sporting venceu em casa, por 2-1, mas no segundo jogo, na Luz, o Benfica ganhou por 3-1 e apurou-se.

Nas restantes seis vezes em que houve dérbi nas meias-finais os leões levaram sempre a melhor. Entre estes duelos, destaque para o da temporada 44/45, pois a eliminatór­ia só se decidiu num terceiro jogo. Nessa altura, além de não contarem os golos fora, a forma de encontrar um vencedor era repetindo o jogo. O Benfica venceu fora, por 2-1, o Sporting também, por 3-2, e ganhou no terceiro duelo, por 1-0. Curiosamen­te, quando os ri

QUEM AFASTA O VIZINHO NESTA FASE VENCE QUASE SEMPRE A TAÇA. SPORTING FOI EXCEÇÃO EM 59/60, FRENTE AO BELENENSES

vais lisboetas se encontram nas ‘meias’, quem se apura para a final vence quase sempre a Taça. A única vez que isso não aconteceu foi na época 59/60, com o Sporting a ser derrotado no Jamor pelo Belenenses, por 2-1.

*

 ?? ?? DECISIVO. Bruno Fernandes marcou o golo do apuramento em 18/19
DECISIVO. Bruno Fernandes marcou o golo do apuramento em 18/19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal