Record (Portugal)

Dar um passo em frente

-

Já tomou posse o novo secretário de Estado do Desporto. Desejo o melhor para Pedro Dias, que na última década exerceu cargos de relevo na FPF. Reconheço-lhe muita competênci­a, é um trabalhado­r nato e tem qualidades humanas acima da média, mas a tarefa não será fácil. Pedro Dias e sua equipa vão fazer um ótimo trabalho.

Como presidente da APAF e da CAJAP

acredito que o Governo vai dar um passo em frente sobre questões como a necessidad­e de aprovação de um projeto-lei que permita o reconhecim­ento da profissão de árbitro/juiz profission­al/voluntário. Por uma questão de justiça, os árbitros devem ter uma carreira contributi­va com direitos e deveres, como acontece com as outras profissões. Mas há mais. A precarieda­de e a injustiça fiscal afetam quer os árbitros que, por amor à camisola, dão o seu contributo no desporto amador, como os jovens que chegam, mas que cedo percebem que, tal como está, não há futuro no exercício desta função. Em suma, este Governo tem uma boa oportunida­de para mostrar que se preocupa com o desporto em Portugal.

As palavras finais deixo-as para João Paulo Correia,

o anterior secretário de Estado. Se há projetos que não deveriam ter ficado na gaveta, há medidas que merecem ser destacadas. Para lá de respeitar sempre a arbitragem, destaco o recorde atingido dos 720 mil praticante­s federados, a plataforma do combate às apostas desportiva­s, a insistênci­a no combate à violência e o o regime jurídico da formação desportiva. Nota ainda para projetos que deixa adiantados como a integração dos árbitros nas UAARE’s ou o projeto piloto no ensino superior também da UAARE ou as medidas de apoio aos atletas de alto rendimento em final de carreira.

Agora que é tempo de virar a página, bom trabalho Pedro!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal