Record (Portugal)

UM LEÃO NO PEDESTAL DA EUROPA

Equipa soma por vitórias os 14 jogos realizados na Liga em casa. Recorde de pontos a caminho

- PLENO EM ALVALADE JOÃO SOARES RIBEIRO E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

A vitória do Sporting sobre o Benfica promete ter impacto em toda a linha nesta edição do campeonato. A consequênc­ia mais importante foi o reforço da liderança da Liga, quando faltam 7 jornadas para disputar. Os leões passaram a contar com 4 pontos de vantagem relativame­nte aos encarnados e, vencendo a partida em atraso em Famalicão, têm a oportunida­de de esticar essa distância para 7, o que remete a perseguiçã­o para um mero exercício matemático que a lógica parece tornar impossível.

Aliás, se alongarmos a análise à luta pelos lugares de acesso à Champions, a posição do Sporting é ainda mais privilegia­da, na medida em que a derrota do FC Porto ontem com o V. Guimarães deixou os leões a 6 pontos do objetivo. Ou seja, se ganhar os dois próximos encontros, ambos longe de Lisboa, com Gil Vicente e Famalicão, a equipa de Amorim estará virtualmen­te qualificad­a para a Champions.

Será este leão capaz de confirmar fora de Alvalade a obra que construiu, essencialm­ente, a partir dos êxitos caseiros? A resposta segue dentro de momentos mas o que fica para trás, em termos de desempenho nos jogos como visitado, é eloquente a todos os níveis. Em 14 desafios da Liga perante o seu público, os verdes e brancos venceram outros tantos, e eis aqui, portanto, mais uma das consequênc­ias de grande significad­o a retirar do dérbi do passado sábado. Na verdade, ao prolongar a sequência ganhadora no campeonato, o Sporting subiu a um pedestal exclusivo na Europa, pois juntando as cinco maiores ligas e a portuguesa passou a ser o único clube com um trajeto 100 por cento ganhador no respetivo estádio. Assim, olhando ao melhor desempenho caseiro por país, Liverpool (Inglaterra), Inter (Itália), Real Madrid (Espanha), Bayer Leverkusen (Alemanha) e Lille (França) já todos cederam pontos no seu recinto [ver infografia], ao contrário dos leões, que exibem igualmente o ataque mais finalizado­r (48 golos).

COM A DERROTA DO FC PORTO ONTEM, O SPORTING FICOU A DUAS VITÓRIAS DE GARANTIR LUGAR DE ACESSO À CHAMPIONS

Perto de fazer história

Com apenas mais três jornadas por realizar em Alvalade (V. Guimarães, Portimonen­se e Chaves), o Sporting está já também a apenas 3 pontos de igualar a sua melhor performanc­e caseira de sempre, em 2017/18, com Jorge Jesus. Ou seja, há boas probabilid­ades de Rúben Amorim bater este recorde.

*

 ?? ?? AUTOR. Rúben Amorim assina percurso imaculado
AUTOR. Rúben Amorim assina percurso imaculado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal