Record (Portugal)

EUROPA ESPERA UM REI

Palma senta-se no trono que Sporting e Benfica querem tomar. Decisões jogam-se na Arménia e pode haver dérbi na final

- PEDRO FILIPE PINTO E FRANCISCO GUERRA

çDuas equipas portuguesa­s e duas espanholas viajaram ontem para Arménia com apenas um objetivo em mente: vencer a Liga dos Campeões de futsal e subir ao trono europeu. Focados na batalha que têm pela frente, os treinadore­s de Sporting e Benfica assumiram que voltar a Portugal sem a taça não lhes passa pela cabeça, mesmo sabendo que Barcelona e Palma, campeão em título, são adversário­s muito complicado­s de ultrapassa­r. É isso mesmo, o sorteio ditou que há dois duelos ibéricos nas ‘meias’, pelo que pode haver um dérbi eterno na final, assunto que Nuno Dias e Mário Silva atiram... para canto. “Era bom, pois era sinal que tínhamos ganho ao Barcelona e que estaríamos na decisão mais uma vez. O nosso foco está no Barça, em nós e em chegar a mais uma final. Sei que querem que eu diga que seria bom para o futsal português, e também acho que sim, mas o mais importante para mim, e deixem-se ser clubista, é o Sporting ganhar ao Barcelona”, referiu Nuno Dias, de 51 anos, com Mário Silva a partilhar do mesmo foco, até por- que as águias repetem o duelo com o Palma. “Terminámos aquela meia final [3-4] com 22 remates à baliza e eles apenas com 7. Às vezes quantidade não é qua- lidade, mas ali foi. Do ponto de vista do treinador foi um jogo muito bem conseguido.

Mas agora sinto um Benfica ainda mais forte a defrontar um Palma também mais forte, mas num ambiente não tão favorável”, referiu o líder dos encarnados, de 43 anos, lembrando que a final four de 2023 jogou-se em... Palma de Maiorca.

Já os verdes e brancos voltam a encontrar o Barça nas ‘meias’ depois de duas finais com uma vitória para cada lado. Nuno Dias sublinha a diferença de ambas as equipas em relação a 2021 e 2022 e até deixou uma mensagem a uma cara bem conhecida. “Não falei com o Erick [internacio­nal português que trocou o Sporting pelo Barcelona no verão passado], mas sei que será um jogo especial. Passou aqui muitos anos e agora vai jogar contra nós, como já tinha feito pelo Quinta dos Lombos e pelo Fundão. Espero que tudo lhe corra bem e que faça uma grande exibição, mas que o Sporting vença e passe à final”, atirou, garantindo que os campeões nacionais têm andado a preparar alguns ‘truques’: “Trabalhamo­s todos os dias para aprender a fazer coisas que esperamos que surpreenda­m o adversário, para o enganarmos .... ” Mas há outro aspeto que Mário Silva define como fundamenta­l para se sonhar com o título: sofrer. “Sabemos que durante o jogo vamos ter momentos em que vamos ser piores que o adversário. Muitas vezes é aí que se determinam os campeões, pela forma como, de forma rigorosa, conseguimo­s sofrer”, explicou.

*

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal