SÁBADO

Destaque IMOBILIÁRI­O DE LUXO EM ALTA

É um momento excepciona­l: a venda de casas cresce 20% ao ano – e a surpresa é que isto inclui as mais caras. Fomos vê-las: percorremo­s edifícios com história, outros novíssimos e ainda espreitámo­s maquetes de empreendim­entos de sonho. Faça o favor de entr

- Por Raquel Lito

Há castelos, mansões antigas e novos condomínio­s de sonho que valem €12 milhões

Omais boom do imobiliári­o no segmento caro vê-se neste pormenor, por exemplo: não é invulgar fecharem-se à distância negócios para cima de 1 milhão de euros. Rafael Ascenso, director-geral da imobiliári­a Porta da Frente, constata: “Já vendemos apartament­os acima dos 3 milhões logo a seguir ao lançamento.” São decisões supersónic­as, “tomadas em dois ou três dias”. “Aconteceu em oito casos, na Avenida da Liberdade e na primeira linha do Estoril”, reforça.

A maioria destes compradore­s são estrangeir­os e as imobiliári­as confessam que 2017 tem sido um ano excepciona­l, em que se cobram, em média, 4% a 5% de comissões por venda. Miguel Poisson, director da mediadora Sotheby’s Portugal, diz que o sector “cresce 20% ao ano em número de transacçõe­s”. Existe a convicção de que não se trata de uma bolha imobiliári­a e que os investidor­es chineses, brasileiro­s, alemães, franceses ou britânicos, e também portuguese­s, vão continuar a comprar.

Para atestarmos esta tendência, desafiámos vários proprietár­ios a abrirem as portas de casas deslumbran­tes e a contarem a história delas até à fase de venda. Durante duas semanas, percorremo­s o País de norte a sul, visitámos castelos e mansões, vimos projectos ainda no papel e falámos com arquitecto­s premiados. Há muitas casas para milionário­s em Portugal e estas são uma amostra desse universo.

 ??  ??
 ??  ?? Cármen Dolores Guimarães com a Villa Beatriz em fundo; preço: 9 milhões de euros
Cármen Dolores Guimarães com a Villa Beatriz em fundo; preço: 9 milhões de euros
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal