SÁBADO

Só jogos a valer, s.f.f.

- Rui Miguel Tovar Jornalista

Amigáveis ou particular­es? Nenhum deles. Basta recordar

os jogos vs. Brasil, em 1975, Angola (2001) e Kuwait (2007). Amigáveis. Antes, é assim que se diz sobre um jogo marcado entre dois países. A expressão perde completame­nte a força em 2001, a partir daquela noite do Portugal-Angola. Em Alvalade, à euforia dos angolanos pelo golo madrugador de Mendonça aos 47 segundos segue-se um triste espectácul­o dentro e fora do relvado, com cadeiras pelo ar e vermelhos a voar.

As sucessivas entradas a varrer equivalem a quatro cartões vermelhos para os angolanos e a lesão de Hélder Vicente precipita o fim do jogo aos 70 minutos numa atitude totalmente indigna e sem precedente­s.

Seis anos depois, em Junho de 2007, no 60º jogo de Scolari, a selecção visita o Kuwait. Até aqui, tudo bem. O problema é que o Kuwait faz-se representa­r pelo Al Salmiya, 3º classifica­do do campeonato local, desfalcado dos quatro estrangeir­os do plantel, devidament­e reforçados com quatro jogadores de outros clubes daquele país. Como se isso fosse pouco, Portugal só consegue marcar aos 72 minutos, por João Tomás. Um-zero, vá.

O pior está por vir. Aos 88’, num livre directo a 25 metros, um tal Sulman Al Shakire fixa o empate. Por pouco, muito pouco, não se repete a vergonhosa derrota de 1975, com a selecção de Goiás mascarada de Brasil. Amigáveis ou particular­es, não obrigado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal