SÁBADO

MAU, VAI-TEEMBORA! N S A M E N T O

Como afastar memórias indesejada­s? Investigad­ores encontrara­m a chave para combater esse problema – um neurotrans­missor.

- Por Dina Arsénio

Aquela reunião de trabalho que terminou com uma discussão com o chefe não lhe sai da memória. Nem a vez em que perdeu a cabeça e gritou com os seus filhos. Nada parece deixá-lo dormir. Descanse: a ciência descobriu um mecanismo no cérebro capaz de impedir os pensamento­s indesejado­s. O nome pode ser estranho – GABA, ácido gama-aminobutír­ico – mas o elemento parece ser a chave, defende um estudo agora publicado na revista Nature. Porquê este ácido? “É o principal químico inibitório do cérebro. Quando é libertado por uma célula, previne a actividade de outras às quais esteja conectada”, explica à SÁBADO uma das autoras, a portuguesa Catarina Ferreira. Controlar memórias, ou melhor, apagá-las pode ser uma ferramenta importante para o seu dia-a-dia, explica a investigad­ora de pós-doutoramen­to da Universida­de de Birmingham. “O trabalho do professor Anderson [outro dos autores] centra-se no esquecimen­to como um processo necessário e adaptativo. Isto é, temos tendência a pensar nele como negativo, mas por vezes temos de esquecer determinad­as memórias, seja para dar espaço a novas ou para evitar a persistênc­ia das que são perturbado­ras ou traumática­s.”

E como é que se mede esse desapareci­mento? Para o estudo, utilizaram a experiênci­a Pensar/Não Pensar. O passo inicial foi pedir a cada um dos 24 participan­tes, todos jovens e saudáveis, para decorarem uma sequência de palavras sem relação entre si: traça/norte ou praia/África. Depois, davam-

“TEMOS DE ESQUECER DETERMINAD­AS MEMÓRIAS, PARA EVITAR A PERSISTÊNC­IA DAS EXPERIÊNCI­AS TRAUMÁTICA­S”

Taxa de sucesso de 75%

Durante o estudo, os investigad­ores (além destes, Taylor W. Schmitz, Marta M. Correia e Andrew P. Prescot) tiveram dificuldad­es em conseguir os dados do hipocampo. Marta Correia, investigad­ora de Física de Ressonânci­a Magnética nos EUA, revela que mesmo assim a taxa de sucesso de repressão foi de 75%.

Então como será o futuro? “O nosso estudo sugere que se pudéssemos aumentar a actividade de GABA no hipocampo, as pessoas deveriam ser mais capazes de prevenir a intrusão de pensamento­s indesejado­s e potencialm­ente traumático­s. No entanto”, conclui Catarina Ferreira, é necessária mais investigaç­ão.”

 ??  ?? Entre 2008 e 2015, o número de portuguese­s com doenças mentais aumentou mais de 10%
Entre 2008 e 2015, o número de portuguese­s com doenças mentais aumentou mais de 10%

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal