SÁBADO

CONSTÂNCIA

A BÊNÇÃO DOS BARCOS NO RIO

-

h Na vila onde viveu Luís de Camões, é quase impossível não visitar a Casa-Memória do poeta português. Aproveite e vá ver um dos emblemas da região e do País, o Castelo de Almourol, situado numa pequena ilha e um exemplo de arquitectu­ra militar citado em todos os manuais.

A CELEBRAÇÃO FESTA DA NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

Durante a Páscoa, as ruas de Constância são decoradas pelos moradores, pelo Agrupament­o de Escolas, por associaçõe­s e voluntário­s, com diversos materiais, nomeadamen­te papel. O resultado é imperdível. “Costumam ser enfeitadas com flores de papel, barcos... Uma rua, a do Moinho, costuma ser enfeitada com moinhos. Depende de como as pessoas querem enfeitar a sua rua”, conta Duarte Basílio, 24 anos, que vive em Montalvo, freguesia do concelho de Constância. As Festas do Concelho de Constância, criadas em 1987, duram três dias (sexta-feira, sábado e domingo) e incluem um pouco de tudo, de espectácul­os, mostras de artesanato e de doçarias, a um roteiro de tasquinhas com pratos tradiciona­is. O auge são as cerimónias da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Há uma razão histórica: a vila, antiga Penhete, tinha um importante porto e actividade­s de transporte fluvial, construção naval e de pesca. Era para se protegerem dos perigos das viagens de ida e volta a Lisboa que todos os anos, na Páscoa, faziam estas cerimónias. No último dia, às 15h30, todos esperam a chegada das embarcaçõe­s do cortejo fluvial de Tancos a Constância. Depois é a procissão: a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem é transporta­da da igreja matriz para as margens do Zêzere e do Tejo. As dezenas de barcos ornamentad­os nos rios são benzidos por um sacerdote que segue também de barco. Tudo acaba com um festival de fogo-de-artifício.

ONDE FICAR?

A Quinta da Santa Bárbara (249 739 214) é uma mansão rural do século XV, a 1,9 quilómetro­s de Constância, onde poderá ficar numa suíte com uma capela privativa. Se preferir um alojamento local, no centro poderá optar pelo Constância Guest House (926 371 415), com uma decoração encantador­a.

ONDE COMER?

Sável com açorda de ovas? Prove-o no restaurant­e Dom José Pinhão (249 739 960). O preço médio é €15. Na Taberna Leopoldina (249 736 704), que vai abrir um novo espaço na vila no próximo dia 30, peça medalhões de alheira mirandesa grelhados com ovo de codorniz. Não deixe Constância sem levar os queijinhos do céu, um doce conventual. Compre-os no Café da Praça (249 739 743).

AS RUAS DE CONSTÂNCIA SÃO ENFEITADAS COM FLORES DE PAPEL, BARCOS E ATÉ MOINHOS

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal