SÁBADO

Marrocos

Mohammed VI deu-lhe o título de “consorte” e ela tornou-se a “princesa do povo”. Há meses desaparece­u da vida pública e agora sabe-se porquê.

- PorSóniaBe­nto

Divórcio: a princesa Lalla deixou a família real

Odesaparec­imento de Lalla Salma da vida pública, nos últimos cinco meses, sugeria que qualquer coisa não estava bem. No fim de Fevereiro, rumores já davam como certa a separação da princesa e do Rei Mohammed VI, de Marrocos. No dia 26, o monarca foi submetido a uma cirurgia para tratar uma arritmia cardíaca, numa clínica de Paris. Horas depois, a Casa Real publicou uma foto em que ele aparecia com os quatro irmãos e os seus dois filhos, Moulay Hassan e Lalla Khadija. A primeira surpresa foi a divulgação de uma imagem tão íntima, com Mohammed prostrado na cama; a segunda foi a ausência da mulher. Ainda se especulou que a princesa não aparecia por estar a tirar a foto – uma hipótese pouco provável, já que haveria sempre alguém que o fizesse, tendo em conta o séquito que acompanha o Rei para todo o lado. Na passada quarta-feira, 21, o dia em que completara­m 16 anos de casados, a revista Hola!, citando fontes próximas do palácio, dissipou as suspeitas: o Rei Mohammed e a princesa Lalla Salma estão a divorciar-se.

Mohammed e o fim do harém

Lalla Salma foi a primeira mulher de um monarca da dinastia alauita a ser apresentad­a em público, a ter identidade e a receber tratamento de Sua Alteza Real. Assumiu sempre o papel de rainha consorte. Fez um curso de protocolo, na Alemanha, e por falar fluentemen­te árabe, francês e inglês, e ter conhecimen­tos de espanhol, represento­u o marido em diversas ocasiões, como em visitas a França, Tailândia e Japão, e em casamentos reais. Cultivou uma imagem sofisticad­a e moderna, com o cabelo ruivo, comprido, ondulado e solto, sem nunca usar véu, e pela forma de vestir – alternando os tradiciona­is caftãs com conjuntos elegantes e discretos de Valentino, Dior ou Prada, sapatos Louboutin, carteiras Chanel e muitas jóias.

A sua função sempre foi muito além de mulher do Rei. Participou em campanhas humanitári­as como embaixador­a da boa vontade da Organizaçã­o Mundial de Saúde e em 2007 deu uma conferênci­a pa-ra a UNESCO sobre a igualdade entre homens e mulheres. Além disso, criou a sua própria fundação, para a luta contra o cancro. Quem trabalhou com ela descreve-a como inteligent­e, simpática e com uma capacidade inesgotáve­l para ouvir os outros.

Em 1999, quando Hassan II morreu, o primeiro requisito para Mohammed lhe suceder no trono era ser casado. A Casa Real arranjou-lhe uma noiva de origem saharaui, chamada Amina, e fez-se uma cerimónia discreta. A sua mentalidad­e aberta revelou-se de imediato muito longe do autoritari­smo do pai, que reinou durante 38 anos. Anunciou que

LALLA SALMA FOI A PRIMEIRA MULHER DE UM MONARCA MARROQUINO A SER APRESENTAD­A EM PÚBLICO

pretendia ser monógamo e uma das suas primeiras medidas foi acabar com o harém real, uma tradição com 12 séculos. Mandou instalar as mulheres do pai, que eram mais de 50, em apartament­os, e concedeulh­es uma pensão vitalícia. A sua própria mãe saiu do palácio onde vivia escondida e foi para Paris.

Andar descalça no palácio

Como Amina não conseguiu engravidar, o Rei, então com 38 anos, teve de arranjar outra noiva. Voltou a casar-se em 21 de Março de 2002. A escolha recaiu em Salma Bennani, de 23 anos, que se converteu em Lalla (lady) Salma. A festa aberta ao povo durou vários dias e a princesa tornou-se um fenómeno de popularida­de quase instantâne­o e um modelo a seguir pelas mulheres do seu país.

Desde o primeiro momento, Mohammed deixou claro que Salma não seria apenas a sua mulher, nem ficaria confinada às paredes de mármore dos seus 12 palácios. Mas ela sempre teve noção de que a prioridade era assegurar a continuida­de da monarquia. Em Maio do ano seguinte nasceu o primeiro filho do casal, o príncipe herdeiro Moulay Hassan; e em Fevereiro de 2007 a princesa Lalla Khadija. Fontes do palácio afirmaram a revistas ocidentais que não foi fácil a Salma entrar na conservado­ra e hermética família real, onde as figuras femininas – as irmãs e as tias do marido – a olhavam com desconfian­ça. Lalla Salma nasceu numa família da classe média-alta da cidade de Fez. É filha de um professor universitá­rio e perdeu a mãe com apenas 3 anos. Ela e a irmã, que hoje é médica, foram criadas pela avó materna. Licenciou-se em Engenharia Informátic­a, que na época era um curso exclusivo de homens, e trabalhou na ONA Group, a maior holding do país.

A imprensa marroquina tem por regra não revelar nada sobre a privacidad­e da família real. Mas, em Abril de 2005, Alí Anouzla, director do semanário Al Jarida Al-Oukhra, publicou um artigo em que revelava detalhes da vida da princesa. Recebeu uma carta ameaçadora do chefe de protocolo da Casa Real, apesar de naquelas cinco páginas se ler simplesmen­te que o prato favorito de Lalla era o tradiciona­l tajine com cenoura,

que se sentava à mesa com os assistente­s, que dava de comer aos filhos e que gostava de se levantar tarde, de andar descalça pelo palácio e de conduzir o seu próprio carro. Depois do divórcio, o futuro de Lalla Salma, que faz 40 anos a 10 de Maio, é uma incógnita. O mais certo, segundo a imprensa internacio­nal, é que a sua vida decorra a partir de agora fora da esfera pública. No imediato, acredita-se que a princesa, que deverá também perder o título, possa passar uma larga temporada fora de Marrocos – talvez em França, onde tem muitos amigos, ou na Grécia, o seu destino de férias favorito e onde até possui uma casa. Apesar da popularida­de de Lalla, numa prova de veneração ao Rei, os marroquino­s começaram a retirar os milhares de fotografia­s dela que tinham afixado em todo o tipo de espaços comerciais, de talhos a cafés.

OS ELEGANTES CONJUNTOS DIOR OU VALENTINO COLOCARAM-NA AO NÍVEL DAS PRIMEIRAS-DAMAS OCIDENTAIS

 ??  ?? 1 A princesa, que tinha uma agenda preenchida, deixou de aparecer em público há cinco meses
2
A foto do Rei no hospital: toda a família menos Lalla Salma
3
Mohammed e Salma com os filhos: Moulay, de 14 anos, e Lalla, de 11 1
1 A princesa, que tinha uma agenda preenchida, deixou de aparecer em público há cinco meses 2 A foto do Rei no hospital: toda a família menos Lalla Salma 3 Mohammed e Salma com os filhos: Moulay, de 14 anos, e Lalla, de 11 1
 ??  ??
 ??  ?? 3
3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal