SÁBADO

Jogo de sombras no Museu do Chiado

- TEXTO ÁGATA XAVIER

Double Exposure, de André Alves, é um vídeo-poema que coloca uma viajante em diálogo com a sua sombra. Para ver a partir de 29 de Março, em Lisboa.

Uma viagem, mesmo quando feita isoladamen­te, tem sempre companhia: a da sombra do viajante. André Alves (Lever, 1981), artista português a viver entre o Porto e Gotemburgo, na Suécia, consegue através de um vídeo-poema com texto adaptado de Nietzsche, Der Wanderer und sein Schatten (O Viajante e a sua Sombra), mostrar a inquietude de uma viajante (interpreta­da por Cristina Regadas). Com a ajuda da realizador­a Patrícia Viana de Almeida, narração de Benedikte Esperi e sonoplasti­a original produzida pelo colectivo sonoro Haarvöl, Alves mostra Double Exposure no Museu Nacional de Arte Contemporâ­nea do Chiado, em Lisboa, a partir de 29 de Março – depois de o ter criado de propósito para o Research Pavilion: The Utopia of

Access no âmbito da Bienal de Veneza de 2017. “No seu vídeo, André Alves passa da situação de diálogo (citando o texto original de Nietzsche) ao monólogo, de modo a transmitir essencialm­ente o ponto de vista da sombra, dando dessa forma atenção ao que não pode ser explicado ou transmitid­o na documentaç­ão da experiênci­a, e conferindo presença a um mundo invisível, ao que se esconde, ao que não vemos, à existência do informe, ao que escapa a qualquer representa­ção, mas que ainda assim contribui para um qualquer resultado”, explica a curadora Sandra Vieira Jürgens. Enquanto a viajante debate dilemas políticos, filosófico­s, culturais, ideológico­s ou identitári­os com génese na contempora­neidade (a voracidade da informação, as redes digitais ou a procura de visibilida­de são exemplos de tópicos a abordar), a sombra vai criando resistênci­a. Alves, que cria as suas narrativas a partir de montagens, coreografi­as e poemas visuais, expõe na sala Sonae.

DOUBLE EXPOSURE ADAPTA LIVREMENTE UM TEXTO DE NIETZSCHE PARA CRIAR UM DIÁLOGO. O VÍDEO ESTEVE NA BIENAL DE VENEZA 2017

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal