SÁBADO

AO TERCEIRO DIA, ELE RESSUSCITO­U.

E NÓS COMEMOS CABRITO

- TEXTO TIAGO PAIS

Manda a tradição pascal que se celebre à mesa, com cabrito, a alegada ressurreiç­ão de Cristo. Bem-aventurado­s os que a seguem à risca porque o que não falta por aí, de norte a sul, são restaurant­es especialis­tas na matéria JNCQUOI

Av. da Liberdade, 182-184, Lisboa 219 369 900; 12h-24h (não fecha) Preço médio: €50 Parece quase contradiçã­o que o melhor prato de um restaurant­e tão elegante, luminoso e cosmopolit­a como o JncQUOI – um projecto grandioso do arquitecto de interiores catalão Lázaro Rosa-Violán – seja uma paletinha de cabrito com arroz de forno e grelos. Nada de produtos importados, nada de malabarism­os gastronómi­cos, nem sequer uma redução ou uma espuminha para amostra. Não. E não é contradiçã­o. É tradição. A tradição defendida por António Bóia, o chef da casa, um transmonta­no habituado a hotéis de alta roda mas cuja mão gosta de pender para o receituári­o tradiciona­l. Como aqui: uma paletinha – ou pá – de cabrito cozinhada durante longas horas para a carne ficar tenra, a desfazer-se e a contrastar com a pele crocante. O arroz de forno bem tostado e os grelos fazem a guarda de honra do bicho.

SOLAR DOS PRESUNTOS

R. das Portas de Santo Antão, 150, Lisboa 213 424 253

12h-15h30 e 19h-23h

(Fecha ao dom.)

Preço médio: €40 Que nos perdoem os outros restaurant­es desta lista mas cabrito assado, em Lisboa, é no Solar dos Presuntos. Não é só no Solar dos Presuntos, mas é no Solar dos Presuntos. A explicação para tal está à entrada do restaurant­e, no néon que elucida o visitante sobre o que dali pode esperar: alta cozinha de Monção. Ora a receita ex-líbris de Monção – vila minhota que viu nascer Evaristo e Graça Cardoso, os pais do Solar e de Pedro Cardoso, que é quem lhe comanda os destinos hoje em dia – é, precisamen­te, o cabrito assado com arroz de forno, que na sua terra de origem é conhecida por um nome bem mais sugestivo: foda à Monção. Escusado será dizer que a dita é aqui reproduzid­a com toda a fidelidade e substância e, além do típico arroz, inclui batatas bem coradas pelo forno.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal