SÁBADO

Social A clínica que cura vícios às estrelas de Hollywood

O produtor Harvey Weinstein e o actor Kevin Spacey já estão na The Meadows para tratar a compulsão sexual. Custa 37 mil euros por mês e promete resultados.

- Por Sónia Bento

No meio das tempestade­s causadas pelas acusações de assédio sexual, Harvey Weinstein, de 65 anos, e Kevin Spacey, de 58, escolheram o mesmo centro de reabilitaç­ão, The Meadows, para tratar a compulsão sexual. A clínica do Arizona é considerad­a a melhor dos Estados Unidos para curar viciados em sexo, através de um programa intensivo, de 45 dias, que custa 37 mil euros por mês. Weinstein chegou a Phoenix num avião privado, antes do fim de Outubro. Disfarçado, o produtor de Hollywood foi visto num restaurant­e local, antes de entrar no centro. Quanto ao protagonis­ta da série House of Cards, terá iniciado o programa há poucos dias. A clínica também trata de problemas de alcoolismo e toxicodepe­ndência, distúrbios alimentare­s e abuso de medicament­os, depressão e traumas emocionais. Em pleno deserto de Sonora, a cerca de uma hora da cidade de Phoenix, a The Meadows fica numa propriedad­e de 14 hectares, com vista para as montanhas, ar puro e cactos por todo o lado. É um complexo de edifícios baixos, cercados por vedação alta e patrulhado­s por seguranças. Além de campos de voleibol e basquetebo­l, e de um espaço de fitness, há uma piscina, na qual os pacientes só estão autorizado­s a nadar na presença de um enfermeiro.

Refeições e quartos partilhado­s

O contacto com o exterior é muito limitado – não há televisões, revistas, jornais, telemóveis ou outros dispositiv­os electrónic­os que permitam acesso à Internet, leitores de CD ou instrument­os musicais. O guarda-roupa também tem restrições: os calções têm de ser abaixo do joelho, as T-shirts sem mangas e os biquínis são proibidos, bem como camisolas com frases sugestivas que insinuem sexo, drogas ou álcool. Fumar é permitido, mas apenas em zonas específica­s. Os hóspedes famosos não podem contar com excepções. O espírito de grupo é tão importante que a partilha das refeições e de quarto é condição fundamenta­l, com os homens separados das mulheres.

Segundo a The Meadows, o tratamento para viciados em sexo, chamado Gentle Path (caminho gentil), tem um limite de 28 homens, que são acompanhad­os 24 horas por dia. O programa de recuperaçã­o segue o modelo dos 12 passos, semelhante ao dos alcoólicos anónimos, com sessões em grupo e terapia individual­izada. Nalguns casos, são também prescritos antidepres­sivos, estabiliza­dores de humor e até medicament­os antiandróg­enos para suprimir impulsos sexuais. Os pacientes aprendem a lidar com os seus problemas através de terapia espiritual e com cavalos, ioga, meditação, acupunctur­a e “artes expressiva­s”, que vão desde a pintura à musicotera­pia, passando pelo psicodrama.

“Os homens são acompanhad­os na sua recuperaçã­o de modo que se identifiqu­em os transtorno­s e as causas subjacente­s ao vício. O objectivo é ganhar coragem para enfrentar problemas difíceis, incluindo o sofrimento e a perda, e curar o trauma emocional para que se torne responsáve­l pelos próprios sentimento­s e comportame­ntos”, lê-se no site do centro.

A clínica garante confidenci­alidade, o que pelos vistos tem cumprido, já que as celebridad­es revelam ter confiança absoluta

na The Meadows. Prova disso é a lista de famosos que por lá passaram – eo revelaram. Donatella Versace foi uma das primeiras a recorrer aos seus tratamento­s. Depois de ter consumido cocaína à frente de toda a gente, na festa do 18º aniversári­o da filha, Allegra, em 2004, a estilista italiana admitiu que precisava de ajuda e aceitou a sugestão do amigo Elton John, que lhe indicou a clínica do Arizona.

O mesmo vício fez com que Naomi Campbell e Kate Moss – que fez capa no tablóide Daily

Mirror a snifar cocaína – também passassem uma temporada no centro. Mais tarde, foram as duas

top models britânicas que convencera­m John Galliano a submeter-se a uma desintoxic­ação de álcool e drogas na The Meadows. Em 2001, depois de o The Sun ter divulgado um vídeo em que o estilista aparecia a insultar um casal de judeus, com comentário­s racistas, num café em Paris, Galliano foi demitido de director criativo da Dior – onde ganhava 4 milhões de euros por ano – e internou-se no Arizona. Ele garante que saiu de lá “outra pessoa”.

Estrelas que por lá passaram

Tiger Woods é mais uma estrela associada à clínica do Sonora. Em 2009, quando surgiu o escândalo que o envolveu com várias amantes, incluindo actrizes porno, levando a mulher, a modelo sueca Elin Nordegren, a divorciar-se, o golfista fez tratamento à sua dependênci­a sexual. Um ano mais tarde, regressou para combater o vício de analgésico­s e, em Maio passado, Woods terá voltado, após ter sido apanhado pela polícia sob o efeito de substância­s proibidas. O nadador olímpico Michael Phelps procurou igualmente ajuda para a depressão e o alcoolismo, em 2014, quando foi detido por conduzir embriagado.

Na mesma altura, Selena Gomez instalou-se na The Meadows. Os representa­ntes da estrela pop norte-americana garantiram que a reabilitaç­ão não estava relacionad­a com abuso de drogas, mas se devia a um trauma emocional.

A CLÍNICA ESTÁ SITUADA NO DESERTO DE SONORA, COM VISTA PARA AS MONTANHAS E ONDE OS CACTOS PREDOMINAM

 ??  ?? A The Meadows fica numa propriedad­e de 14 hectares, com campos de voleibol, basquetebo­l e piscina
A The Meadows fica numa propriedad­e de 14 hectares, com campos de voleibol, basquetebo­l e piscina
 ??  ??
 ??  ?? Depois do escândalo de assédio sexual, o actor internou-se para se reabilitar da O produtor de Hollywood partilha o programa de tratamento docom Kevin Spacey Kevin Spacey Harvey Weinstein vício sexual compulsão sexual
Depois do escândalo de assédio sexual, o actor internou-se para se reabilitar da O produtor de Hollywood partilha o programa de tratamento docom Kevin Spacey Kevin Spacey Harvey Weinstein vício sexual compulsão sexual

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal