TV Guia

Ela é a chave do sucesso dele

Largou tudo para seguir o marido e cuidar dos filhos. Quando este quis desistir, foi ela que o convenceu a não deixar de jogar. A empresária admite que não é fácil ser mulher do guarda-redes do Benfica e conta como Lisboa se tornou a sua casa

- TEXTO INÊS NEVES | FOTOS PAULO MIGUEL MARTINS E FACEBOOK

Susana Werner é, talvez, a grande responsáve­l por Júlio César, de 37 anos, continuar a jogar futebol e estar a guardar a baliza do Benfica, que voltou a ganhar o campeonato e Taça de Portugal. Se não fosse ela, ele já tinha arrumado as chuteiras e as luvas. Hoje, a ex-modelo, de 40, recorda como convenceu o marido.

“Fui eu que o incentivei a não parar de jogar. Depois do Mundial [em 2014, quando Júlio César estava no Queens Park Rangers Football Club], disse-me que não queria jogar mais. Larguei os meus filhos no Brasil, fui atrás dele, apanhei um avião para Londres e disse-lhe: ‘Não, você não vai fazer isso. Se há dois meses não dizias isso, como é que de repente você não quer mais jogar? Tem alguma coisa de errado.’”

Susana Werner começou a dissuadi-lo, falando-lhe ao coração e, igualmente, à razão. “Pelos seus filhos, família, você não vai fazer isso. Imagina que, da noite para o dia, temos de voltar para o Brasil, arranjar escola, casa, teremos de nos movimentar por inteiro”, disse-lhe. A empresária aconselhou-o a ouvir a proposta do Benfica antes de tomar qualquer decisão. “E lá fomos jantar com o presidente e o clima foi maravilhos­o. Levou-nos ao estádio e ficámos encantados com a cidade, com as pessoas. E ficámos.” Três anos depois, por cá continuam, felizes, com os dois filhos, Cauet e Giulia, de 14 e 11 anos.

A intenção de Susana é ficar por Lisboa, mas as últimas notícias dão conta de que Júlio César poderá voltar a jogar no Brasil, no Flamengo. “Preferia ficar. Já montei a minha empresa, o meu trabalho está todo aqui. Mas é com ele. Não vou nunca modificar a trajectóri­a do meu marido. Se ele tiver de ir para outro país, vamos. Mas a nossa casa está aqui”, confessa, afirmando que está

sempre disposta a ir atrás do marido: “A carreira dele é mais forte do que a minha. Se é um cabo-de-guerra, não adianta. Você tem de deixar a corda ir para o lado mais forte, eé o dele.”

Ser mulher de jogador de futebol “não é fácil”. Para Susana Werner, quem olha de fora, “só vê a vida de luxo” que levam, as regalias, “o lado bonito da coisa” enãoo “bolo todo”. “Temos de anular um pouco a nossa vida em função da deles. Eles viajam muito e nós é que temos de estar atentas a tudo o que acontece dentro de casa. Nós é que temos de levar as crianças para cá e para lá, ir às reuniões na escola, fazer tudo.” A ex-modelo e ex-actriz assume: “Eu me anulei. E isso não é fácil. Chorei durante muito tempo porque vi-me a deixar de ser a Susana Werner para passar a ser a mulher do Júlio.” Contudo, não se arrepende. “Ao mesmo tempo, tinha muito orgulho em ser a mulher dele. É doloroso por um lado e gratifican­te por outro. E agora, ver que tudo deu certo, o quão incrível é e foi a carreira do Júlio, sinto muito orgulho... São 32 títulos, ele é um dos homens, ainda em atividade, que tem mais títulos no mundo.”

Mas Susana não é mulher de ficar sem nada para fazer. Depois de ter abandonado a carreira para ir atrás do marido, depressa começou a procurar outras coisas para fazer. Na altura em que viveram em Milão, fez uma série de mini-cursos e workshops, mas já tinha o sonho de ter um negócio só seu. E Lisboa permitiu-lhe isso. Susana tem agora uma loja de roupa, na Rua Castilho, a Queen’s Life, e outros projectos… e pouco tempo livre para ir à Luz: “Não ia muito ao estádio. Sempre quis voltar a trabalhar e agora tenho os meus projectos, que não me deixam muito tempo. Estou a lançar um site, tenho a minha loja e entrei, recentemen­te, num outro projecto com o meu amigo Rodrigo Saldanha na sua tapiocaria. Em muitos dias de jogo, estava a trabalhar na loja. E o Júlio não se importa, fica feliz por ver o quão realizada me sinto.”

SUPER PAI E MARIDO ROMÂNTICO

Susana não se cansa de elogiar o marido. Juntos há 16 anos e casados há 15, a empresária conta que Júlio César é um pai presente e brincalhão: “Ele brinca muito com as crianças em casa e elas amam estar com o pai. O humor vem todo dele, eu estou sempre preocupada com as coisas e ele sempre brincando. Quase toda a mãe é mais chata. Eu me sinto chata, às vezes. Não queria ser assim, queria ser igual ao pai, jogar para o alto e toma, agora o trabalho é seu. Mas faz parte. A mãe tem de ser aquele ombro amigo mais centrado, que fala as verdades, que impõe a regra.” Além disso, o benfiquist­a é um marido “bastante romântico”: “Ele chega em casa e diz: ‘Hoje sou eu que vou cozinhar para nós. O que é que você quer comer, amor? E qual é a sobremesa que quer que eu prepare?’" E a empresária garante que as sobremesas feitas pelo guarda-redes são “divinais”. “Eu, se tento fazer, não sai igual”, desabafa. Susana diz que o grande dom do marido para a cozinha “sai à mãe dele”. “Depois, é muito romântico, oferece-me flores, manda mensagens, nos dias especiais como namorados, casamento, aniversári­os, lembra-se sempre. Mas no início não era, agora é bem romântico.”●

 ??  ?? Susana e Júlio César com os filhos, Cauet
e Giulia, na festa do tetracampe­o nato do Benfica.
Susana e Júlio César com os filhos, Cauet e Giulia, na festa do tetracampe­o nato do Benfica.
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal