TV Guia

Farta do medo

Afastada da TVI desde 2010, a jornalista garante estar bem e critica o actual estado das redacções. “Portugal tem de crescer muito para haver um jornalismo sério”

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA I FOTOS LILIANA PEREIRA E PAULO MIGUEL MARTINS

Já foi há sete anos que Manuela Moura Guedes fechou a porta da TVI e, desde então, muito mudou na vida profission­al da jornalista. Construiu uma carreira sólida que teve tanto de positivo como de polémico. Em 2005, foi afastada pela administra­ção da TVI, regressand­o aos ecrãs apenas três anos depois, tornando-se subdirecto­ra de Informação do canal e coordenado­ra epivô do Jornal Nacional de Sexta. Mas foiem 2010 que Manuela Moura Guedes se desvinculo­u por completo da estação de Queluz de Baixo, depois de um longo e complexo processo laboral.

Voltou à RTP, onde esteve de 2013 a 2015, para apresentar Quem Quer Ser Milionário ?, mas, agora, a mulher de José Eduardo Moniz garante que regressar ao pequeno ecrã não faz parte dos seus projectos de vida: “Não penso sequer em voltar à televisão. É uma situação que nem se propicia, portanto, nem tenho pensado nisso”, começa por dizer, TV Guia.

Mas não é só da “caixinha mágica” que Manuela Moura Guedes não sente saudades, pois não se vê a ser jornalista hoje em dia e tece fortes críticas aos seus antigos colegas. “Não sinto saudades do jornalismo. Sinto saudades de ter as condições que um dia tive para fazer jornalismo. Se o pudesse fazer da forma como sempre fiz, aí teria. Mas sei que não há condições. Portugal ainda é um País que tem que crescer muito para haver um jornalismo sério”, lamenta, à nossa revista. Sem pudores, Manuela Moura Guedes acusa os jornalista­s de terem “medo”. “É preciso investigar, ir ao fundo das questões… As pessoas têm medo! Os jornalista­s têm medo das consequênc­ias e precisam de viver, de sobreviver e dos seus empregos. Têm medo que as empresas e os políticos, entre outros, exerçam represália­s e que lhes aconteça coisas más.”

 ??  ?? A antiga jornalista está dedicada a dar aulas de media
training.
A antiga jornalista está dedicada a dar aulas de media training.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal