TV Guia

“Tenho amigas acompanhan­tes”

- TEXTO ISABEL LARANJO I FOTOS PAULO MIGUEL MARTINS

A actriz, que dará vida a uma prostituta na TVI, abre o livro sobre as “vidas duras” de mulheres que vivem do corpo e do sexo

Lola é uma brasileira fogosa e trabalha no bar de alterne La Reyna. Esta éapersonag em entregue a Sofia Ba essa, na nova tele novelada TVI, A Herdeira. A actriz, que participou em A Única Mulher, no papel da don doca Yolanda, tem agora um maior desafio pela frente. “Estou feliz pelo papel, pelo grupo de trabalho que temos e por esta oportunida­de”, confessou a angolana, que se celebrizou como modelo nos anos 90.

Na vida real, Sofia Baessa quis mesmo virar a página e deixar a moda de lado. A representa­ção é agora a sua única paixão. “Dou valor a cada dia e a tudo o que me acontece”, disse, à TV Guia, no dia da apresentaç­ão de A Herdeira. “Este ano está a correr bem. Além de ir fazer esta novela, já fiz teatro. Estou grata a tudo: às pessoas eà vida. Estou mesmo feliz !”

Para compor Lola, Sofia Baessa socorreuse de histórias que conhece, da vida real. “No meu laboratóri­o, há gavetas que vou abrir, onde está esta personagem. Conheci amigas, na noite, que depois se tornaram mesmo amigas, do meu círculo íntimo, e sei como é esta realidade, devido às vidas delas. Tenho amigas acompanhan­tes, sim”, assume a actriz.

DOR QUE O DINHEIRO NÃO PAGA

Sofia Baessa garante que Lola sabe o que é a vida, porque “passou por muito, mas protege as miúdas mais novas”. “Ela é verdadeira. Tenta ajudar as miúdas e essa humanidade da personagem, para mim, é aconchegan­te.” Na vida real, nem sempre há uma dimensão tão humana na mais velha profissão do mundo. “Há uma dor que o dinheiro não paga. Há histórias de dureza, atrás dessas mulheres, na maior parte das vezes. Conheço bem... e o que está por detrás é doloroso, não é gratifican­te fazer do

sexo profissão.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal