TV Guia

TELEVISÃO meu amor

- POR CARLOS RODRIGUES DIRECTOR-ADJUNTO DA CMTV

1 GIGANTE EM DIFICULDAD­E

A SIC Notícias perdeu a liderança do cabo, há vários meses, para a CMTV. Está a caminho de perder o ano pela primeira vez na sua história. Pior: se juntarmos, num canal virtual, a RTP 3 no cabo e na TDT, o canal de notícias de Carnaxide está a caminho do último lugar. Ao fim de quase 16 anos, é preciso fazer o balanço.

2 O 1.º SEMESTRE

A caminho do fim do primeiro semestre, alguns movimentos de audiências estão consolidad­os: a RTP vai crescer em Junho, e talvez em Julho, mas não vai conseguir consolidar esse cresciment­o pontual. A TVI e a SIC, por esta ordem, têm os auditórios estabiliza­dos. A erosão financeira dos media não vai ajudar a grandes inovações. O resto do ano vai trazer mais do mesmo.

3

NOVELA, FUTEBOL E COZINHA

Entre os dez programas mais vistos do ano, há oito jogos de futebol, um Pesadelo na Cozinha e um episódio

da novela da TVI, Ouro Verde.

O chef Ljubomir aparece em quarto lugar, atrás de dois jogos da Selecção e um da Liga dos Campeões, do Benfica. Um sucesso estrondoso que, mesmo assim, fica a meio milhão de espectador­es da liderança anual. A SIC aparece apenas na 14.ª posição, com a novela Amor Maior. O primeiro programa de informação, o Jornal da TVI, surge apenas no 17.º lugar.

4 OS EX-NAMORADOS

Depois das relações que nascem, mais ou menos clandestin­amente, nas gravações das novelas, eis que surge uma nova arma de marketing, usada nas próximas novelas da TVI e da SIC. Ex-namorados, juntos de novo para protagoniz­ar tramas intensas e sempre apelativas. Vida real, ficção. A preferênci­a dos espectador­es por reality shows está a contaminar as novelas, por dentro, para evitar a erosão das audiências.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal