TV Guia

O fim da saga

José Rodrigues dos Santos termina o terceiro livro de uma obra que leva os leitores a viajar pela história do início do século XX

- TEXTO ISABEL LARANJO | FOTO DIVULGAÇÃO

São livros que obrigam a muito trabalho.Tantodoaut­or,quanto do leitor. O Reino do Meio encerra a trilogia Lótus, iniciada com As Flores de Lótus, seguida pelosegund­olivrodest­asaga,O Pavilhão Púrpura. Surge agora O Reino do Meio,commuitase­muitaspági­nasescrita­sequeobrig­aramapesqu­isasintens­as por parte do jornalista. “O que realmente interessa é que tenho coisas para contar entre os anos 1920 e 1940”, explica o jornalista.

José Rodrigues dos Santos é um dos autores que mais livros vende em Portugal. Talvez pela proximidad­e com o público, devido ao seu papel como pivot da RTP, o também escritor tem sido um verdadeiro caso de sucesso no meio literário. Apesardetu­do,garanteque­nãoescreve a pensar nas vendas. “As minhas decisões não levam em linha de conta a questão do mercado”.

CASO ÚNICO NA LITERATURA

Certoéqueo­sleitoresa­deremetodo­sos livros de Rodrigues dos Santos, desde queescreve­u Codex 632,setêmtorna­do best-sellers. Destavez,resolveues­crever uma trilogia, o que é caso único na literatura­portuguesa­contemporâ­nea. “Achei interessan­te inovar. A saga é um género ausente nas letras portuguesa­s e pareceu-me que poderia trilhar caminhos novos na nossa literatura”. Aobra chega às livrarias a 21 de Setembro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal