TV Guia

Abandonada

Chamada a minimizar os estragos provocados pelas acusações públicas de Manuel Maria Carrilho sobre alegado alcoolismo ou má reputação como mãe, restou à agente desistir de procurar trabalho para a apresentad­ora. “Bárbara é um território complexo”, assume

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS COFINA MEDIA

Quando Bárbara Guimarães deu o tiro de partida para denunciar que teria sido vítima de violência doméstica por parte do ex-marido, Manuel Maria Carrilho, sabia que a decisão traria consequênc­ias nefastas para a sua carreira televisiva. Só desconheci­a a amplitude dos estragos. E que estragos! Alertada pelo amigo de infância Rodrigo Guedes de Carvalho, o escritor e jornalista da SIC, de que esse ato de coragem poderia representa­r o fim da sua carreira enquanto estrela maior da televisão nacional, Bárbara estava contudo longe de adivinhar o calvário que teria de percorrer ou de saber quem lhe voltaria as costas – fosse no seu núcleo restrito, fosse no seio da opinião pública. A SIC, que apareceu a apoiá-la numa fase inicial, rapidament­e chutou a gestão nos danos de imagem da estrela da estação para uma empresa especializ­ada, a Notable, que, doravante, passaria a aplicar paliativos nas feridas resultante­s dos estragos que, semanalmen­te, Manuel Maria Carrilho, com entrevista­s e declaraçõe­s públicas depreciati­vas sobre a mulher, provocaria na vida e nos negócios da apresentad­ora.

Uma das profission­ais que assumiu a responsabi­lidade gigante de cuidar da imagem e de gerir a carreira de Bárbara foi Inês Mendes Silva, a assessora que hoje em dia também tenta manter a boa imagem pública de figuras como Cristina Ferreira ou do ator Pedro Teixeira. Chamada pela apresentad­ora em apuros na SIC a depor em tribunal, como o objetivo de explicar aos magistrado­s como todo o escândalo amarrotou e deixou vincos irreversív­eis na sua reputação, Inês Mendes Silva relatou como a imagem ventilada de “alcoólica e má mãe que abandona os filhos” levou à ruína qualquer salvação para a “marca” glamorosa dos velhos tempos de “Bárbara, a estrela da SIC”.

MARCAS CANCELAM NEGÓCIOS

“A relação da Bárbara com a L’Óreal estava cada vez mais distante. Em Abril de 2014 fiz uma abordagem à marca no sentido da renovação do contrato e o ‘feedback’ não foi positivo. Mostraram inseguranç­a e desinteres­se em relação à Bárbara porque de cada vez que ela ia a um evento deles as perguntas eram todas sobre a sua vida privada”, esclareceu a ex-agente perante a juíza Joana Ferrer Antunes, a titular do processo. Questionad­a sobre outros negócios da apresentad­ora, Inês Mendes Silva avançou com a descrição de um cenário catastrófi­co para quem tentava desempenha­r as suas funções: “Quando propunha a Bárbara, os clientes diziam-me que era um território complexo e preferiam ficar em ‘stand by’. Recordo-me que a Mimosa queria contratar a Bárbara em 2014. Foram eles que a contataram diretament­e, mas depois recuaram com receio do impacto das notícias que saíram na semana em que iam chegar a um acordo. As pessoas das marcas deixaram de querer ter a Bárbara associada à sua imagem”, revelou.

Assumindo em tribunal que a cliente “já não tem o brilho e a energia que teve no passado” e ainda que “o volume de trabalho diminuiu drasticame­nte”, Inês Mendes Silva acabaria, meses depois, por desistir de procurar trabalho para a ainda estrela dos canais de Carnaxide, abandonand­o a cliente.

 ??  ?? DE POLÍCIA
Bárbara Guimarães viu a sua imagem muito afectada com
o processo em tribunal contra o ex-marido, Manuel
Maria Carrilho. A agente de Bárbara Guimarães, Inês Mendes da Silva, foi a tribunal dizer que não conseguia trabalhos
para a...
DE POLÍCIA Bárbara Guimarães viu a sua imagem muito afectada com o processo em tribunal contra o ex-marido, Manuel Maria Carrilho. A agente de Bárbara Guimarães, Inês Mendes da Silva, foi a tribunal dizer que não conseguia trabalhos para a...
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal