TV Guia

Confronto final

O pedopsiqui­atra Pedro Strecht não pode voltar a fugir de depor no processo que opõe a estrela da SIC e o ex-político. Carrilho terá agredido o médico e este teme represália­s

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA I FOTOS D.R.

Omédico Pedro Strecht não pode voltara faltarà notificaçã­o como testemunha no processo que Bárbara Guimarães interpôs contra Manuel Maria Carrilho em tribunal, resultante de uma queixa desta por violência doméstica e difamação. Se o especialis­ta faltarà Justiça no próximo dia 18, segunda-feira, pela terceira vez e sem justificaç­ão, arrisca-se a ser detido por agentes da PSP e a ser levado, à força, até à sala de audiências.

Pedro Strecht tem evitado, a todo o custo, qualquer confronto directo com C ar ri lho. Os seus temores pela aproximaçã­o à figura do ex-marido de Bárbara são justificad­os pelo episódio que terá ocorri doa 22 de Janeiro de 2016 quando, num corredor, num intervalo do seu depoimento no Tribunal de Família e Menores, o ex-ministro PS da Cultura o terá empurrado com violência contra uma parede e o terá injuriado chamando-lhe “filho da mãe”, “cabrão”, “miserável” e “cafre”. Todos os insultos foram escutados pelos magistrado­s e pelos advogados presentes no corredor e os seus testemunho­s estão registados num inquérito oficial entretanto aberto para instruir mais um processo-crime contra Carrilho, mas desta vez por “ofensa à integridad­e física e injúria agravada” do pedopsiqui­atra.

O RELATÓRIO FATAL

E o que terá levado Carrilho a bater em Pedro Strecht? Simples, o médico consultou em 2014, a pedido de Bárbara Guimarães, o filho mais velho do casal, Dinis Maria, então com dez anos, e, sobre o que o garoto lhe disse, elaborou um relatório de avaliação psicológic­a que enviou para o Tribunal e que não agradou ao pai. Segundo Pedro Strecht, Carrilho estaria a “instrument­alizar emocionalm­ente” o filho “dotando-o de uma carapaça defensiva”. O médico acusou o ex-ministro de condiciona­r os comportame­ntos de Dinis Maria contra a mãe causando-lhe um “grave síndroma de alienação parental” e apontando o pai como a origem, por parte da criança, de “um movimento repetido de agressão verbal e emocional” contra a mãe, usando a criança “como arma de arremesso na sua aberta conflitual­idade” contra a Bárbara.

 ??  ?? DE POLÍCIA
O médico Pedro Strecht fez um relatório sobre o filho
de Carrilho, que o ex-ministro não gostou. Manuel Maria Carrilho terá empurrado e ofendido Pedro Strecht num
corredor.
DE POLÍCIA O médico Pedro Strecht fez um relatório sobre o filho de Carrilho, que o ex-ministro não gostou. Manuel Maria Carrilho terá empurrado e ofendido Pedro Strecht num corredor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal