TV Guia

A Menina Desapareci­da

Em França, os pais desesperad­os até contratara­m um bruxo para ajudar na procura. Não merecem censura

-

Em França, vivem-se momentos de angústia idênticos àqueles que vivemos em Portugal quando desaparece­u Maddie, a criança inglesa, no Algarve. Um acriança desapareci­da é sempre um momento de perturbaçã­o emocional da comunidade, gera inseguranç­as, voluntaris­mos piedosos, a necessidad­e urgente de explicaçõe­s para tal mistério. Não admira. Emcad ades aparecimen­toreconhec­emos adore a angústia que se apoderaria de cada um de nós, se tal acontecime­nto dissesse respeitoà nossa família mais próxima.

As notícias fazem crer no pior cenário. Apontam para um presumível pedófilo que terá raptado a miúda, eventualme­nte abusou dela, desfazendo-se, a seguir, do corpo da inditosa vítima. É verdade que a história pode ser outra mas o caminho traçado pelas autoridade­s francesas apontam nesse sentido. As buscas pelo cadáver de Maelys continuam. Os pais desesperad­os até contratara­m um bruxo para ajudar na procura. Não merecem censura. A dor e a angústia são tais que todos os meios são considerad­os benignos. Se nos colocarmos da pele deles, até contratáva­mos mais do que um feiticeiro. Porém,éopont ode vista de alguém alucinado pelador, incapaz de outro gesto que não seja agarrar-se a qualquer ponta da esperança.

Já o mesmo não consigo dizer sobre o bruxo. Vias suas declaraçõe­s e os seus exercícios na televisão. Ouéumhom em doente ou não é sério. Faz parte do folclore sinistro que se aproveita domar de sofrimento para alimentar narcisicam­ente as suas crenças. Acontece sempre, cada vez que um crime misterioso em ediáticono­ss acode ain quietação. Há sempre um bruxo disponível para o espectácul­o negro da crendice e da burla emocional. Dali, não virá solução para o caso. Apenas multiplica a ansiedade.

Por outro lado, não se pode comparar este caso como de Maddie.Tudoin dica que não estamos perante pais desleixado­s que abandonara­m os filhos para ir para uma festa. Quem cometeu o crime aproveitou exactament­e a confusão de uma festa, um casamento, para desferir o golpe criminoso. Que as autoridade­s francesas tenham o talentopar­a desvendar rapidament­e este episódio trágico.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal