TV Guia

Actores em estado de choque

Um episódio especial servirá para a SIC homenagear os bombeiros que, mais uma vez, este ano, foram os heróis de Portugal. Liliana Santos foi uma das protagonis­tas das cenas: “Fico com o coração partido”

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA E HUGO ALVES | FOTOS IVO RAINHO PEREIRA

Para homenagear, de alguma forma, os bombeiros, talvez os profission­ais mais visíveis este ano durante o Verão, anovela Espelhod’ Água incluiu um episódio em que tenta mostrar o drama por que passam as pessoas que perdem tudo com os incêndio se o trabalho dos Soldados da Paz .“É um episódio especial de homenagem. É interessan­te a novela abordar este tema porque é algo muito real e que este ano tomou conta do nosso país, infelizmen­te...”, conta-nos Mariana Pacheco. “Não conheci ninguém que tivesse passado por este drama, mas o que vi foi suficiente param e deixar o coração muito apertado ”, revela a jovem, garantindo que acena que vão transmitir“vai parecer muito real, graças à nossa equipa técnica, que é atenta aos detalhes”. “Por isso, os portuguese­s vão ver-nos de facto a apagar o fogo numa aflição...”

DESESPERO DAS CHAMAS

Alguns populares tentam apagaras chamas em torno de uma casa e de um terreno. Estão cansados, sujos e desesperad­os. Salvador (Afonso Lagarto) e Mafalda (Joana Pereira Dias) tentam ajudar, mas o fumo adensa-se. Os dois estão em pânico porque a ajuda dos helicópter­os parece tardar e o terreno está consumido pelas chamas. Mafalda tem outro drama: não encontra o pai, que desaparece­u no meio das chamas. E, por mais que grite, este não aparece. Subitament­e, surge Patrícia (Liliana Santos), vinda de carro. Rita (Mariana Pacheco) sai de lá de dentro e começa a tentar levar as pessoas para o carro. “Temos de sair daqui! Agora! O fogo está demasiado próximo!”. Mas Mafalda só pensa no pai, que continua desapareci­do. Rita, ao ver o desespero da jovem, decide ficar a ajudar Sebastião e dá as chaves do carro a um dos homens que está a ajudar apagar o fogo. “Leve o máximo de pessoas que conseguir”, diz.

Ela e Patrícia, entretanto, enrolam em volta da boca uns lenços e arregaça mas mangas, pois vier ampara ajudar .“Nunca vi nada assim na minha vida !”, diz Patrícia, aterroriza­da. As duas jovens benzem-se e, ao lado de Mafalda e Sebastião, os que ficaram, tentam fazer os possíveis para que o fogo não alastre. Até que subitament­e começam a ouvir um ruído. “É um helicópter­o”, atira Salvador, feliz...

Mafalda, contudo, teme que seja tarde para o pai, que continua desapareci­do. Tenta ligar-lhe ,mas este volta a não atender.

A CAMINHO DA VIDA RELIGIOSA

Lili ana Santos um adas protagonis­tas desta pesada cena diz nunca ter vivido nada assim, mas que nas viagens que este ano fez pelo País deparou-se com muitas paisagens desoladora­s. “Infelizmen­te, todos os anos acontece isto. Já me aconteceu num ano estar no norte e desci para Lisboa numa altura em que o País estava todo a arder. Foi há uns quatro anos. É horrível! Fico com o coração partido. Ainda para mais eu, que adoro estar na natureza, e, de repente, perceber que está tudo a arder é devastador.”

Quanto ao papel, Liliana Santos estará a adorar especialme­nte agora com a mudança da personagem. “Com a morte do Hélder (Filipe Vargas), ela vai ponderar seguir a vida religiosa, por não se conformar. Vai ser giro.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal