TV Guia

Felicidade e sofrimento

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS IVO RAINHO PEREIRA

Poucas pessoas sabem, mas foi graças a Ricardo Landum que hoje todos trauteamos uma música que novos e velhos conhecem: Conquistad­or, a música que, em 1989, valeu ao grupo de pop-rock Da Vinci a vitória no Festival RTP da Canção e uma viagem até Lausanne, na Suíça, de onde saiu com um pouco honroso 16.º lugar na classifica­ção final.

Ricardo Landum na música e o letrista Pedro Luís Neves deram-nos uma das músicas mais orelhudas dos festivais nacionais, mas o compositor continuou, até hoje, com uma carreira de sucesso, ao ser o autor de temas conhecidos de alguns dos principais cantores portuguese­s, como Tony Carreira, Ágata, Mónica Sintra, Ruth Marlene, Romana, Ana, Micaela ou Sérgio Rossi, que passaram a vender sucessos musicais com as suas fórmulas mágicas.

O rapaz rebelde nascido Francisco Landum na Baixa da Banheira, que deixou a escola para ser músico, que experiment­ou “haxixe, LSD e muitas mulheres”, como o próprio não escondeu nas entrevista­s dadas, deu-se a conhecer ao público já como Ricardo Landum com uma banda de heavy metal, chamada Ibéria, e com um single baptizado Hollywood. Usava então o cabelo até à anca, vestia collants de leopardo e calçava longas botas de veludo até ao joelho.

Três anos após se terem apaixonado, o amigo de Tony Carreira casou-se com a cantora Sónia Geraldes. A sofrer com uma grave

doença (esclerose múltipla) tenta gozar todos os dias de vida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal