TV Guia

GOUCHA CONTRA DANIEL

-

1. Chama-se Câmara Exclusiva, passa na TVI aos sábados, a seguir ao Jornal da Uma, e mostra, acima de tudo, os bastidores dos programas e das novelas da estação de Queluz de Baixo. Com Marta Andrino a fazer o seu caminho – embora precise de arriscar mais, aos 30 anos –, gosto de Mónica Jardim, que brilha em qualquer palco, não gosto de Pimpinha Jardim, que cheira a forçado em tudo o que faz. O magazine social cresceu e, por isso, deixou, e bem, a TVI Ficção. Visto por meio milhão de espectador­es, hoje, não supera, porém, o rival da SIC, Alta Definição, mesmo quando este formato continua a ser igual há nove anos. Sem adversário à altura, Daniel Oliveira pode – imagine, caro leitor – dar-se ao luxo de entrevista­r a mulher na véspera do casamento e fazer as mesmas perguntas aos seus convidados, semana após semana, até à exaustão – e não estou a falar da célebre “o que dizem os seus olhos?” – que a vitória é certa.

O que fazer, então? Para a TVI vencer finalmente neste horário, um dos poucos onde a estação, que é líder de audiências há 12 anos, perde para a concorrênc­ia, bastava dar um programa de entrevista­s a Manuel Luís Goucha. Homem culto, educado, simpático e empático, excelente conversado­r, é capaz de extrair dos seus convidados o melhor que têm para dar. Aquilo que vimos em Mulheres da Minha Vida e De Homem para Homem, na TVI24, em 2010, são apenas duas amostras do que o apresentad­or

(de sucesso) pode fazer. O Câmara Exclusiva? Mantinha-o na grelha, sim, só arrancava era uma hora mais tarde, às 15:00, precisamen­te a mesma de E-Especial, na SIC.

2. A Informação da TVI dá a sensação, algumas vezes, de andar à deriva. O último exemplo diz respeito à tomada de posse dos novos secretário­s de Estado no sábado, dia 21, com a estação a avançar que o primeiro-ministro, António Costa, não estava na cerimónia. Como é possível, caro Sérgio Figueiredo?

A revolução que se avizinha nos próximos meses em Queluz de Baixo, com a venda à Altice, que pode fazer cair muita gente importante e fazer regressar outra gente importante, é a razão principal para tantos erros (graves) cometidos?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal