TV Guia

À conquista do mundo Actual

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA | FOTOS LILIANA PEREIRA E D.R.

e que se deve apostar

iajou até Portugal para estar presente na preview de A Quatro

em Cascais, onde se discutiram ideias e se trocaram experiênci­as sobre escrita para cinema e televisão. Roger Gual, de 43 anos, não quis faltar a esta “reuinão” de génios da escrita, onde partilhou também a sua experiênci­a e cresciment­o como realizador de cinema.

O catalão foi o primeiro espanhol a ter uma produção sua no Netflix. 7 Anos, protagoniz­ado por Paco León e Juana Acosta, estreou em Outubro de 2016 e fez furor no mundo. O filme foi visto em 190 países e por 90 milhões de espectador­es. “Até agora, foi a minha maior conquista, mas também é verdade que sempre fiz filmes mais independen­te e pequenos. Tenho um público fiel e que, de algum modo, foi crescendo pouco a pouco”, diz, acrescenta­ndo: “Foi uma grande mudança quantitati­va. Ter noção de que todo o mundo estava a ver o meu filme...” Roger Gual lida bem com as críticas e garante que só lhe importam as “opiniões de quem lhe interessa” e revela os segredos para um filme de sucesso. “Creio que o futuro do audiovisua­l passa por fazer coisas com personalid­ade própria, mas para um mercado universal e que gere empatia em todo o mundo. O 7 anos é um filme que poderia passar em qualquer parte do mundo. É isso que faz com que funcione.”

O realizador não esconde, ainda, as suas ambições: escrever uma série: “É o género de uma novela. Num filme não há tempo para contar uma história.”

É o realizador de 7Anos, o primeiro filme espanhol a ser exibido na Netflix, exibido em 190 países e visto por cerca de 90 milhões de espectador­es. Espera que a “parceria” continue,

depois de ter feito história no país vizinho

 ??  ?? NETFLIX
NETFLIX
 ??  ?? 7 Anos foi o primeiro
filme espanhol emitido no Netflix para 190 países.
7 Anos foi o primeiro filme espanhol emitido no Netflix para 190 países.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal