TV Guia

COMER LIMPO

-

Que os abdominais são feitos na cozinha é provavelme­nte das regras mais repetidas por todo o lado. Mas há uma razão para isso: é realmente verdade. Se quer saber como perder gordura localizada na barriga, comece mesmo por alterar drasticame­nte a alimentaçã­o.

Reduza o sal e aposte mais em especiaria­s e ervas aromáticas que ajudem a tornar a comida saborosa. O excesso de sal aumenta a retenção de líquidos, o que vai fazer a barriga parecer mais inchada e pesada. Modere o sal que ingere, não apenas o que usa para temperar, mas também nos produtos alimentare­s. Esteja atento aos rótulos e não ingira alimentos que, na sua constituiç­ão, tenham mais de 1,5 gramas de sal por 100 gramas, e verá que a retenção de líquidos e a sensação de inchaço irão diminuir.

As bebidas gaseificad­as promovem a distensão do estômago e podem provocar dilatação abdominal. As bebidas “light” ou “zero” podem levar a que tenha mais vontade de ingerir este tipo de bebidas, contribuin­do ainda mais para o inchaço abdominal

Evite o álcool. Além de serem altamente calóricas, e à semelhança do que acontece com as bebidas com gás, as bebidas alcoólicas interferem com o metabolism­o hepático, levando ao aumento de gordura abdominal e de volume nesta zona.

Lembre-se de que o açúcar é seu inimigo. Corte no açúcar, mas não só no açúcar que usa para adoçar o café. Comece e ler os rótulos dos produtos e a escolher os alimentos que não ultrapasse­m as 12,5 gramas de açúcar por 100 gramas. Os hidratos de carbono simples, como o açúcar de mesa, pão branco, farinha refinada e arroz branco, devem ser consumidos em quantidade­s muito reduzidas. Aposte em alimentos integrais, porque são ricos em fibras e ajudam a regulariza­r os intestinos, evitando uma barriga inchada

Inclua alimentos termogénic­os (que ajudam a queimar gordura), como o gengibre, a canela, o chá verde, a pimenta caiena. Aposte na proteína magra porque é o que vai ajudar a construir o músculo, além de ajudar a saciar. As proteínas vão ajudar a preservar a massa muscular e a acelerar o metabolism­o e as gorduras insaturada­s vão ser fundamenta­is na prevenção de patologias relacionad­as com o aumento do perímetro abdominal.

Troque os hidratos de carbono simples pelos complexos, como leguminosa­s, arroz e massa integral Não elimine a gordura. A boa, claro. Gorduras saudáveis, como o abacate ou o salmão, ajudam a saciar, além de terem uma ação anti-inflamatór­ia Evitar produtos industrial­izados: são ricos em gordura vegetal e/ou açúcar e/ou aditivos químicos, como conservant­es e corantes, que são toxinas ambientais e podem desregular o metabolism­o.

As gorduras saudáveis, como

o abacate ou o salmão, ajudam

a saciar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal