TV Guia

TERESA, EU SEI... NINGUÉM MERECE!

- POR LUÍSA JEREMIAS DIRECTORA DA TV GUIA

Diz que houve aí um programa que começou, acabou e ninguém deu por nada. Chama-se Biggest Deal – só o nome já é difícil de perceber e pronunciar para muito boa gente – recorria ao modelo de “muito trabalho e pouco tempo para namorar” e, como era previsível, não deu em nada. Pior: acabou mais cedo, obrigando o canal que o foi buscar a recorrer ao que tinha em carteira e que é incomparav­elmente melhor e mais eficaz do que este reality show armado em sério. Esta é a grande questão: reality show serve para o que serve – para entreter, fazer rir e gerar assunto de conversa. Só. Transforma­r um formato destes em algo útil à comunidade é o mesmo que pôr Quim Barreiros a cantar Carlos do Carmo. Cantar, ele canta... mas não tem nada a ver e não é isso que o seu público pede dele.

Por isso, quando no passado sábado, estava no meu sofá, parei em Biggest Deal e vi uma Teresa Guilherme a dar o seu melhor mas com aquela cara de “eu estava mesmo à espera que isto desse asneira, porque já ‘viro frangos’ há muitos anos”, juro que pensei cá para mim: ela não merece. Aliás, ninguém merece, muito menos os espectador­es.

Se esta bela decisão da direcção de Programas terá consequênc­ias para quem a tomou... não me compete a mim opinar. Cada um sabe da sua casa. Como espectador­a, confesso que mudei rapidament­e de canal, só não fui lavar os olhos para um verdadeiro reality, tipo Supershore, da MTV, com todos os ingredient­es picantes que fazem parte do género, porque não está no ar, mas vinguei-me no universo do E!, onde há shows da vida real para todos os gostos... realizados e produzidos primorosam­ente. Só soube quem, afinal, tinha ganho como se previa, no dia seguinte. Não me surpreendi, nem tive vontade de mandar jornalista­s falar com vencedores e vencidos. Faz de conta que o programa não existiu. Na próxima semana já ninguém se lembrará dele. Mas nas contas da TVI surgirá a factura do dinheiro mal gasto... com este flop.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal