TV Guia

IMPOSSÍVEL chegar a acordo

O homem que acusa o cantor de 11 plágios musicais não vai em acordos com o “rei da música ligeira”. Caberá os tribunais decidir se há culpados ou só inocentes

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA I FOTO VÍTOR CHI

Tony Carreira tinha aceitado, a 27 de Novembro último, doar 20 mil euros para ajudar as vítimas dos fogos de 2017 em Pedrógão Grande e na Pampilhosa da Serra e, com esse princípio de acordo, a editora e produtora Companhia Nacional de Música (CNM) desistiria das acusações de plágio em 11 temas musicais que se tornaram sucessos do cantor romântico, em alegados crimes que também terão sido cometidos pelo compositor Ricardo Landum. Tony e Landum estavam então dispostos, com esse princípio de acordo, a colocar uma pedra sobre este assunto melindroso, mas Nuno Rodrigues, mentor da CNM e queixoso neste processo, não aceitou o acordo proposto pela magistrada do Ministério Público, o mesmo que Tony estava disposto a assinar, na hora.

Semanas depois, a notícia de que o advogado da CNM e de Nuno Rodrigues tinha renunciado à procuração que lhe dava poderes de defesa da causa do seu cliente não augurou um desfecho feliz para este caso. E é por isso que Tony Carreira, Ricardo Landum, Nuno Rodrigues e os respectivo­s advogados regressam agora dia 22 de Fevereiro ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para novo interrogat­ório judicial que poderá acabar em julgamento à porta aberta.

VOLTATUDOÀ­ESTAVAZERO

“A Companhia Nacional de Música [CNM] não contribuir­á para qualquer acordo que possa frustrar a legítima expectativ­a da opinião pública ou evitar que o tribunal cumpra a sua inalienáve­l obrigação de decidir”, esclarece Nuno Rodrigues, da CNM, posição que levantou a suspensão provisória do processo em que a editora e produtora musical acusa o “rei da música ligeira”, e o seu compositor favorito, de se “arrogarem autores de obras alheias”, após modificare­m os temas originais.

 ??  ?? Tony Carreira esteve aberto a chegar a um acordo com o queixoso Nuno Rodrigues, mas o autor da queixa não desiste de o acusar de plagiar 11 músicas.
Tony Carreira esteve aberto a chegar a um acordo com o queixoso Nuno Rodrigues, mas o autor da queixa não desiste de o acusar de plagiar 11 músicas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal