TV Guia

TEMPORAL

Isto chegou a tal ponto que inquéritos internacio­nais sobre a percepção da corrupção colocam Portugal em 5.º lugar entre os países mais corruptos do mundo... Vamos com calma. E, já agora, com firmeza!

-

Ele é a Operação Fizz, ele é a Operação Lex, ele é o caso Centeno, ele é a violação do segredo de justiça, ele é quem está contra e a favor da saída da Procurador­a Geral da República, ele é o Blanco, ele é o Proença, ele é o Benfica, calma! Quem passou por esta semana com tanta investigaç­ão, tanta discussão sobre julgamento­s, justiça, poderosos e tantos donos disto tudo, fica com a ideia de uma País a saque, sem controlo, completame­nte exposto à gula de uns e aos predadores do costume.

Isto chegou a tal ponto que inquéritos internacio­nais sobre a percepção da corrupção colocam Portugal em 5.º lugar entre os países mais corruptos do mundo. Só é possível chegar a este estado de exasperaçã­o e de irrealidad­e porque a catadupa de notícias, cruzando alhos e bugalhos, provoca essa percepção mas não é verdade. O facto do Ministério Público ter irrompido por território­s que anteriorme­nte não lhe causavam incómodo, fez vir à tona crimes económico-financeiro­s que, tal como noutros países onde a velocidade de amadurecim­ento é maior, provocaram danos nos vários poderes instalados.

Os processos de corrupção que correm em Espanha contra vários partidos políticos, em França de igual modo, para não falar da Itália em que esta entrada da justiça nos meandros do poder, pura e simplesmen­te despedaçou os antigos partidos. Aqui, já não eram políticos, polícias, magistrado­s que eram corrompido­s. Era o próprio Estado que se transforma­ra em corruptor.

É preciso que se diga que, nesta matéria respeitant­e ao crime económico, continuamo­s na cauda da Europa. E não sendo nem de perto, nem de longe o 5.º país mais corrupto do mundo, temos segurament­e, na cifra negra desta criminalid­ade, muita coisa por desvendar e muito caminho por fazer.Vamos com calma. E, já agora, com firmeza.

 ??  ?? Daniel Proença de Carvalho envolvido na Operação Fizz.
Daniel Proença de Carvalho envolvido na Operação Fizz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal