TV Guia

As “RABUGICES”

A nova obra do humorista reúne crónicas, escritas nos últimos cinco anos, e dá conta de “rabugices” sobre os mais diversos aspectos da sociedade portuguesa

- TEXTO ISABEL LARANJO | FOTO D.R.

Osfãs do humorista podem, agora, reler, ou ler pela primeira vez, muitas das crónicas que Ricardo Araújo Pereira tem vindo a escrevera o longo dos últimos cinco anos, agora compiladas pela Tinta da China. Olivroéa presentado como sendo uma série de pensamento­s acerca de “rabugices sobre os novos puritanos e outros a gelas tas ”, ou seja, aqueles que não têm sentido de humor.

Muitos são os temas abordados em Reaccionár­io com Dois Cês. As novas tecnologia­s e a mixórdia de paladinos de costumes que por lá aparecem, a política, a própria língua portuguesa e até a economia, que Ricardo Araújo Pereira descreve como “a escatologi­a dos euros”.

O autor assume que todas as crónicas foram escritas ao abrigo da liberdade de expressão e Ricardo não se coíbe de assumir que, ele próprio, é “reaccionár­io” face a algumas situações com que se vai deparando, de há cinco anos a esta parte. É ocaso, das“novidades como obrunch, as caixas de comentário­s de jornais online, a moderna utilização do adjectivo ‘brutal’, o pensamento positivo, as notícias do lifestyle, e todos os meios de comunicaçã­o inventados depois do telégrafo”, como se pode ler na contracapa. E sobre estes temas, o humorista reforça ser“reaccionár­io com dois cês,co mo deve ser”. Ricardo assume que a sua irreverênc­ias e foi moldando, e agudizando, por ter sido educa doem instituiçõ­es religiosas onde ouvia, muitas vezes, expressões como “não se pode dizer essa palavra” ou “com esse assunto não se brinca”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal