TV Guia

UM CANCRO NA SIC

- POR PAULO ABREU CHEFE DE REDACÇÃO

1. Agora que o Mundial de futebol na Rússia vai arrancar, o que irá baralhar – e muito – as audiências durante um mês, é hora de olhar para o horário das 19:00 das principais estações, RTP, SIC e TVI, e fazer um pequeno balanço. Se hoje O Preço Certo, apresentad­o pelo humilde e simpático actor Fernando Mendes, está longe de arrebatar os portuguese­s (500 mil), como aconteceu durante mais de 10 anos (chegava ao milhão), por culpa de uma direcção de Programas que o abandonou por completo e não lhe soube dar, em tempo oportuno, um banho de rejuvenesc­imento, Apanha Se Puderes é uma aposta ganha de Bruno Santos. O concurso de Cristina Ferreira e Pedro Teixeira, leve, dinâmico e divertido, é um sucesso desde o início (13 de Março de 2017), prendendo actualment­e qualquer coisa como 750 mil espectador­es, um número que permite aos responsáve­is da estação de Queluz de Baixo um relativo descanso.

Falta Linha Aberta, de Hernâni Carvalho, estreado em 11 de Setembro. Este formato é visto por 400 mil espectador­es, o que é verdadeira­mente dramático para os lados de Carnaxide. Ou talvez não, porque Francisco Pedro Balsemão, Gabriela Sobral e Luís Proença mantêm-se impávidos e serenos com o andar da carruagem, que nunca carrilou como se desejava, e impunha, em 9 meses. Percebe-se a dimensão do desastre quando olhamos para as audiências dos principais blocos noticiário­s, uma hora depois, às 20:00. O Telejornal, da RTP1, chega aos 700 mil espectador­es, subindo 200 mil em relação a O Preço Certo ;o Jornal das 8, da TVI, anda pelos 900 mil, também ganhando 150 mil; e o

Jornal da Noite, da SIC, com Rodrigo Guedes de Carvalho ou Clara de Sousa, galga terreno e ultrapassa os 800 mil, quase o dobro de Linha Directa, o que permite morder os calcanhare­s do rival de Queluz de Baixo. Termino com uma questão: até quando vão deixar este cancro à solta, em Carnaxide?

2. A RTP, que gastou 12,5 milhões de euros para ter os direitos do Mundial da Rússia, entretanto partilhado­s com a SIC (oito jogos e resumos alargados de todas as partidas, por milhão e meio), tem aqui uma boa oportunida­de para embalar nas audiências. Saiba ela aproveitar a onda.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal