TV Guia

Já pagou MEIO MILHÃO

O primeiro 100Maneira­s, de Stanisic, que dividia com José Avillez, fechou em 2008, deixando uma dívida brutal. Está tudo liquidado

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA I FOTOS PEDRO CATARINO E RICARDO MEIRELES

Ofecho do meu primeiro restaurant­e foi um grande abanão na minha vida. Desestabil­izou-me. É como perder um ser querido que está ao teu lado. Perdi o meu restaurant­e, fui à falência, não funcionou. Foi um choque, andei a patinar 60 dias”, revelou, numa entrevista à SIC, Ljubomir Stanisic, que, em 2017, veio agitar as cozinhas portuguesa­s com o popular programa da TVI, Pesadelo na Cozinha: “Perdi muito dinheiro. Tive dívidas, quase meio milhão de euros. Estive sete anos a pagar. Sou uma pessoa muito orgulhosa porque paguei as minhas contas.”

O chef, que se diz jugoslavo, confessou ainda como é a sua relação conturbada com o dinheiro. “Eu era uma merda a gerir contas. Os cartões estão todos em nome da minha mulher [Mónica Franco], porque sou um distraído do caraças. Vou ao banco, a minha gestora ri-se de mim e diz-me: ‘Ljubomir, vá lá. organiza-te’; A minha contabilis­ta é igual. Nunca na vida paguei água e luz, mas sou capaz de pegar num machado e construir uma casa para ter um tecto para dormir.”

AMIGOSSALV­ARAM-NODESERSEM-ABRIGO

Nos sete anos em que faliu e renasceu “das cinzas como uma Fénix”, Ljubomir contou com o apoio de cinco a seis amigos, na mesma altura em que 90 por cento das pessoas desaparece­ram. “Dormi ao relento, nos jardins de São Pedro de Alcântara e Adamastor, e tive a ajuda do Fausto e da Carla Lopes, que me deram um quarto para dormir e me davam dinheiro para ir ao mercado comprar produtos para cozinhar em casa. E ficaram amigos como o Nelson Filipe, o Nuno Faria e o Hugo Nascimento, o resto que se lixe. Estava num lago de merda até ao nariz e foram poucos os que a pisaram para me ajudar”, relembra.

 ??  ?? Sem filtros nem papas na língua,
o cozinheiro Ljubomir Stanisic
mostra-se orgulhoso por ter pago quase meio milhão de dívidas
em 7 anos.
Sem filtros nem papas na língua, o cozinheiro Ljubomir Stanisic mostra-se orgulhoso por ter pago quase meio milhão de dívidas em 7 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal