TV Guia

De regresso AO BAIRRO

A chef Justa Nobre está de volta ao local onde conquistou o estrelato com novo espaço que alia contempora­neidade e o melhor da sua cozinha

- TEXTO HÉLDER RAMALHO I FOTOS D.R.

Ddecidida a contraiar a sabedoria popular que diz: “Nunca voltes onde foste feliz”, Justa Nobre regressou à Calçada da Ajuda onde, na década de 1990, fez história com O Nobre, o primeiro restaurant­e que abriu com o marido, José Nobre. Ela à frente da cozinha, ele na sala com a mestria de bem receber.

À Justa é o novo espaço que a chef transmonta­na abriu no número 107 da Calçada da Ajuda. Na cozinha, os protagonis­tas são os pratos da Justa, ainda que sejam trabalhado­s pela dupla de jovens chefes Gonçalo Moreno – formado pela Justa – e André Santos. O À Justa é um projeto que demorou “10 anos” a ser pensado. Regressar ao bairro que lhes mudou a vida era um desejo de há muito. A carta tem muito do Nobre. Logo a abrir, a afamada sopa de santola – que continua sublime. Ao passarmos os olhos pelo restante menu, destacam-se outros pratos “à Justa” como o lombo de robalo selvagem com batata, esparregad­o e cenoura, o caril de caranguejo real do Alasca com arroz branco e manga verde ou a perninha de cabrito assada à transmonta­na com batata salteada e vegetais. Para acompanhar a refeição há igualmente muitas referência­s de vinhos mas nada como pedir a opinião do chefe de sala, Ricardo Gonçalves. O espaço tem um ambiente contemporâ­neo sem perder as raízes. A conjugação dos azulejos e madeira resulta num espaço moderno e acolhedor. O projeto de decoração ficou a cargo da Santa Fé Orange.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal