TV Guia

SEXO e PODER na Invicta

A actriz é uma das protagonis­tas da peça Lulu, já em cena no Porto. O texto escandalos­o de Frank Wedekind já deu direito a filme

-

No palco do TeCA – Teatro Carlos Alberto, no Porto, Vera Kolodzig encarna uma das figuras mais misteriosa­s da dramaturgi­a mundial. Lulu é uma estranha mistura de criança ingénua e de mulher fatal e todos os homens com quem se cruza sucumbem à paixão e, finalmente, morrem... O autor, Frank Wedekind (1864-1918), trabalhou no texto durante vários anos e Nuno M Cardoso decidiu agora levar à cena uma história que já deu direito a filme (saiu em 1929, com o título A Boceta de Pandora, e tinha Louise Brooks no principal papel).

O encenador convidou três actrizes para interpreta­rem a protagonis­ta (além de Vera Kolodzig, elas são Catarina Gomes e Sara Garcia) e cada uma representa uma fase diferente da vida da personagem: a Lulu de Berlim; a de Paris e a de Londres. “O universo de Wedekind é complexo, mas, acima de tudo, é intemporal”, diz Vera Kolodzig. “Os temas de que trata são muito actuais: a relação entre o sexo e o dinheiro, a liberdade e a perda dela, a objectific­ação da mulher num mundo de homens.” A actriz, feliz por estar a trabalhar com um encenador que admira, diz que Nuno M Cardoso “tem uma visão muito clara do que quer”. “Sinto que é um enorme voto de confiança da parte dele ter-me neste projecto como Lulu. Agora, só espero que o público goste tanto de ver o espectácul­o quanto nós estamos a gostar de o fazer.”

 ?? TEXTO ANA MARIA RIBEIRO | FOTO RICARDO RUELLA ?? Vera Kolodzig é uma das três ‘Lulus’ de Nuno
M. Cardoso.
TEXTO ANA MARIA RIBEIRO | FOTO RICARDO RUELLA Vera Kolodzig é uma das três ‘Lulus’ de Nuno M. Cardoso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal