TV Guia

ABANDONADA POR TODOS

- POR PAULO ABREU CHEFE DE REDACÇÃO

1. A sentença do Tribunal de Grândola não deixa margem para dúvidas: 1900 euros de multa e uma inibição de conduzir durante sete meses. Bárbara Guimarães nem contestou, ela que, na fatídica madrugada de 9 de Outubro de 2017, em Alcácer do Sal, abalroou nove carros, quatro deles com danos graves, provavelme­nte pelo que tinha bebido nas últimas horas – o balão da GNR acusou 2,8 gramas de álcool por cada litro de sangue, quando a lei portuguesa permite só 0,49.

Este é apenas um outro episódio negro na vida da apresentad­ora da SIC, estação que não consegue resolver mais este problema que tem em mãos, desde o final de 2013, quando rebentou o polémico divórcio com Manuel Maria Carrilho.

Escrevi-o há cinco anos, na TV Guia: já então com pouco espaço na estação de Carnaxide, a carreira de Bárbara tinha chegado ao fim. Acertei. De lá para cá, foi chamada pelas directoras Gabriela Sobral e Júlia Pinheiro, que nunca foram grandes fãs do seu trabalho, para dar a cara a três formatos: O Poder do Amor (2014), Peso Pesado Teen (2015) e E agora o que é que eu faço? (2017), este na SIC Mulher. Já nem a gala dos Globos de Ouro, à qual estava umbilicalm­ente ligada, lhe dão para fazer. Dramático. A apresentad­ora, de 45 anos, que ganha 6 mil euros por mês, não desiste. E isso é louvável, porque quer provar que é uma mulher de armas, capaz de voltar a enriquecer o seu currículo, mas não deixa de ser triste vê-la assim, abandonada e destruída, sem conseguir ver a luz ao fundo do túnel. Bárbara foi uma das grandes estrelas da nossa TV, na década de 90 – a outra era, e continua a ser, Catarina Furtado –, mas, por vários motivos, perdeu-se no caminho. E, hoje, num mundo cada vez mais competitiv­o e cruel, onde se olha praticamen­te só para o umbigo, ninguém lhe dá a mão – a sério, claro.

2. No domingo, 24, a SIC estreia dois programas a seguir ao Jornal da Noite: Minutos Mágicos, com Mário Daniel, e Não Há Crise!, com Diana Chaves e João Paulo Sousa. Se não é um atropelame­nto de comunicaçã­o e de gestão de grelha, anda lá muito perto. Mas temos de aceitar a estratégia. Afinal, esta é a estação que, com uma matriz editorial bem diferente da da TVI, acaba de anunciar um reality show com casais... que promove a troca de mulheres.

Meu Deus, que Titanic vai ali para os lados de Carnaxide...

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal