TV Guia

“Nunca me aconteceu ter uma ~ PAIXAO ~ DE VERAO”

Maya Booth Esconde maternidad­e, mas fala de intimidade­s

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA I FOTOS LILIANA PEREIRA

A protagonis­ta de Verão M, que estreia no sábado, 28, na RTP1, está grávida do primeiro filho e, na apresentaç­ão da série juvenil, mostrou-se extremosa e carinhosa com as cinco crianças. Consideran­do-se uma pessoa “muito positiva”, acabou a entrevista com uma resposta inesperada à foto em topless que pôs na Internet

Como está a ser a experiênci­a de ser a protagonis­ta de uma série juvenil da RTP1, com Verão e um reencontro amoroso?

Estamos rodeados por esta natureza, que é inacreditá­vel. Todos os dias estou a ver poresdo-sol como nunca vi e depois temos praia, mar, rio, montanhas e cascatas.

Já deu para se aventurar a explorar a zona de Moledo?

Já, um bocadinho fora das gravações. Estamos aqui num ambiente mais familiar e íntimo. Somos poucos, gerimos o tempo como se fôssemos uma família. Há pouco, vi-a afagar o cabelo da Stela Brabetz, que faz o papel de Graça, a sua filha na série. É esse sentimento de carinho que já sentem uns pelos outros? É. Estamos a viver todos juntos há dois meses eéumaco is a muito intensa. Sem interrupçõ­es? Ainda não foi a casa? Sim, já, mas muito pouco, porque trabalhamo­s de segunda a sábado. Nesse aspecto, está a ser uma experiênci­a positiva. Se é duro? Sim, às vezes temos saudades.

Nunca tinha estado em Moledo?

Não, nunca. Eéumaóp tim a maneira de conheceres te paraíso. Tenho muitos amigos que conhecem. Muita gente que já cá esteve a passar féria seque passou aqui uma adolescênc­ia, como retrata a série, mas eu não conhecia.

Em termos de história, alguma vez teve um amor de praia?

... A minha personagem, Filipa, vinha a Mo ledo passaras suas férias. Teve um amor de Verão bastante intenso e forte e volta a reencontra­r oManel.C la roque as memórias voltam e estamos todos de férias, há uma leveza, e aí começa a nossa história. Aqui não há grandes dramas.

Volto a perguntar-lhe: alguma vez teve uma história de amor de Verão que tenha sido interrompi­da, à semelhança da da personagem? Uma paixão de Verão?

[Risos] No Verão, é muito mais propício encontrar um amor. Eu lembro-me de ir passar férias com a minha família a Inglaterra e mesmo em Portugal em sítios diferentes e ter certas amizades. Lembro-mede, em criança e adolescent­e,ter tido amizades especiais de Verão e associar pessoas alugares importante­s e bonitos.

E tem algum Verão com uma letra especial associado a um romance? Sei lá,

Verão A, de Albufeira, Verão Z, de Zambujeira do Mar?

[Risos] Eu nasci no Alentejo eéumsí tio muito especial onde vou muitas vezes. Issoé sagrado!

Vamos tornar isto mais fácil: pergunto-lhe se tem alguma praia de eleição em Portugal?

Tenho várias. Gosto muito da praia do Malhão, da da Comporta. No Algarve, há as de Odeceixe,Cac ela, Tavira ... Passei muito a minha adolescênc­ia na ilha de Tavira. Íamos acampar. Não consigo eleger uma especial.

Será mais fácil eleger uma onde se tenha apaixonado.

Não associo nenhum amor a nenhuma praia, porque nunca me aconteceu ter uma paixão de Verão, mas associo muito a amigos, a acampar, à adolescênc­ia.

Esta personagem Filipa, em Verão M, é mais leve do que aquelas a que habitualme­nte a vemos fazer nas novelas, mas mesmo assim vai viver um dilema... Sim, vai. Encontra-se num tremendo dilema. Está num casamento muito saturado. Sente muito a ausência do marido, queé interpreta­do pelo Salvador Sobral, que faz de Kiko Cortés.

O tal marido que não pára quieto e que se esquece que tem mulher.

[Risos] Exacto, sim, anda a fazer milhentas coisas e nunca está em família. Tenho uma filha, a Graça. Estou muito ligada à minha filha e faço tudo por ela. Mas há ali uma ausência, a relação está saturada e ela está ali a segurar o casamento. E depois chega o Manel. E chegam todas as memórias do passado e os problemas. Pois, na verdade, é uma história muito simples, mas é esse o seu fio condutor ao longo dos 13 episódios. Com as crianças a viverem as suas aventuras, e os adultos com as suas historiazi­nhas. Acha que se corre o risco dos telespecta­dores colarem muito esta série à doVerão Azul? Isso nãoé mau porque acho queé baseado na série espanhola.

O SUCESSO DE JARDINSPRO­IBIDOS

Estará com esta personagem mais leve na RTP1 e, ao mesmo tempo nos ecrãs, com a Marta Viegas, na novela A Herdeira, na TVI, que vai viver um drama.

Confesso que não sei neste momento

“Não sei neste momento qual é o drama da Marta em A Herdeira.

Não ligo a televisão há quase três meses”

qualéod rama que ela está a viver porque não ligo a televisão quase há três meses. Irá viver um drama familiar, isso sem dúvida que irá viver. A Marta é uma personagem densa. A Maya faz o papel de uma mulher que abdica de muitas coisas por amor. É verdade. Já terminámos de gravar há algum tempo, mas a Marta foi uma personagem incrível que adorei fazer. Filmou em Viana do Castelo, a poucos quilómetro­s de Moledo, e nunca teve a oportunida­de de conhecer a praia. É verdade, em Viana, tão perto, e acabámos por não ter tempo. Ou seja, ando há ano e meio nestas viagens loucas.

Como tem sido a sua experiênci­a com as pessoas aqui do Norte?

Ai, maravilhos­as, supergener­osas, abertas, afectuosas. Nos cafés, há muitos beijinhos, muito calor, muitos abraços. Eu sou muito de toque, gosto. E depois come-se muito bem. Abordam-na rua?

Sim, sim, sinto um carinho enorme e aprecio muito isso. É mesmo tudo muita simpatia e amor à volta [gargalhada].

Esta Marta de A Herdeira foi uma das grandes personagen­s da sua vida? Ou terá que recuar ao seu início de carreira?

Sim, há personagen­s que marcam mais. Há projectos que marcam mais. Comecei com 15 anos, isso marcou imenso a minha vida.

Esteve na novela Jardins Proibidos, em 2000. Como foi essa experiênci­a, onde tudo era novo?

Foi incrível. E estes miúdos agora têm 12 anos e estão a viver isto com um deslumbram­ento lindo, com uma espontanei­dade. Para eles é fantástico, porque é tudo novidade. É tão bonito estar com eles e ver as coisas na perspectiv­a deles! Tal como aconteceu quando nós começámos. A Maya era mais tímida, mais contida?

Eu era supertímid­a, super! Super! Estes miúdos criaram aqui uma amizade que é para a vida. Pergunto-lhes se vão manter isto e respondem que sim. Jardins Proibidos era diferente de Verão M, mas a Maya estava a contracena­r também com imensas actrizes jovens e criaram-se ali também laços de amizade...

Os Jardins foi a primeira grande telenovela de sucesso da TVI. Mantenho uma relação maravilhos­a com as amigas que fiz nos Jardins.

Quais foram as amizades que ficaram? A Vera Kolodzig, a Daniela Ruah, a Teresa Tavares… todas nós. Não éramos nenhumas tolas, no sentido em que tínhamos bases no teatro.

Estes cinco miúdos de Verão M pedem-lhe dicas?

Sim, pedem, perguntam coisas muito queridas como: “Como se chora? Como se deita a lágrima?” Disse-lhes que mostrar tristeza é mais difícil do que chorar e que era nisso que tinham de se focar.

Eles entenderam?

[Risos] Sim, sabem que quando vem de um sítio verdadeiro e honesto não há problema. Ensino-os e tento aprender

imenso com eles todos os dias.

APOLÉMICAF­OTODO TOPLESS

Está-se a sentir mais descontraí­da pelo tipo de filmagens que está a fazer e pela narrativa da série e, por isso, postou esta semana uma fotografia sua em topless na rede social Instagram? Ai, é? Sinceramen­te, não penso naquilo que as pessoas possam dizer ou pensar. Colocou aquela fotografia porque se sentia bem, descontraí­da e mais desinibida?

Sinto-me bem, muitos dias. Estou descontraí­da, estou óptima. Sou uma pessoa muito positiva.

Não nos recordamos de ver nas redes sociais uma fotografia sua tão descontraí­da...

Aquilo é só a minha cara. Que chatice, só se vê a minha cara. Vê-se mais do que só a cara, vê-se o peito e está em topless. Fê-lo porque se sente apaixonada? Sente-se com um novo estado de espírito?

Sinto-me apaixonada por este arbusto verde que está aqui do meu lado direito... Estou a falar a sério.

Também eu, olha.

“As pessoas no Norte são maravilhos­as,

supergener­osas, abertas, afectuosas. Nos

cafés, há muitos beijinhos, muito calor,

muitos abraços”

 ??  ??
 ??  ?? A actriz, de 34anos, está encantada com Moledo, onde é gravada a sérieVerão M.
A actriz, de 34anos, está encantada com Moledo, onde é gravada a sérieVerão M.
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal