TV Guia

Futuro em RISCO

O cantor continua a viver entre Angola e Portugal e, por isso, a família acompanha-o sempre que pode. Para trás fica a escola dos meninos... e as notas são prejudicad­as. A mãe é que os salva!

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA | FOTOS LILIANA PEREIRA

Centenas de concertos por ano, a somarem-se ao The Voice ,no qual participa desde 2014, e ainda uma vida familiar. É tudo isto que Anselmo Ralph tem de conjugar na sua vida. No entanto, nem tudo é fácil de gerir e, na vida do cantor, há quem saia prejudicad­o do seu dia-a-dia agitado.

O mentor do programa de domingo à noite, da RTP1, de 37 anos, assume a sua responsabi­lidade perante as dificuldad­es que os filhos, Alícia, de 11 anos, e Jadson, de 6, encontram na escola. Tudo por conta da instabilid­ade que a profissão lhe causa e das viagens entre Portugal e Angola. “As sete horas e meia de viagem, para mim, são já como se fossem apenas uma. Ir para Angola é como ir ali à esquina. Quando tenho muitos concertos cá, fico cá. E vice-versa. Vou passando umas temporadas aqui e outras lá”, explica. E assim se passa também com os dois filhos e com a mulher, Madlice. “A minha família nem sempre me consegue acompanhar, mas vamos tentando. Quando fico em Portugal, por exemplo, durante quatro meses, os meus filhos estão inscritos numa escola lá e outra cá. As duas escolas trocam informaçõe­s e os documentos das crianças e estão sempre em sintonia.”

Mas, mesmo assim, este processo é complicado e reflecte-se nas notas do ano lectivo. Principalm­ente nas de Jadson. “Infelizmen­te, isso reflecte-se de forma negativa a nível de resultados escolares. O meu filho mais novo teve muita dificuldad­e para aprender a ler e a escrever por causa desta instabilid­ade. Graças a Deus, tenho uma supermulhe­r, que pega neles, fica em casa e insiste muito nos estudos.”

Recentemen­te, Jadson esteve mesmo em risco de reprovar: “A professora pensou que ele não ia conseguir recuperar a tempo. A minha mulher voltou a fazer magia. Até a professora ficou surpreendi­da. Disse que ela era um exemplo de mãe. Fiquei superbabad­o.” ●

 ??  ?? Estas viagens entre Angola e Portugal têm prejudicad­o o percurso escular de Jadson, de 6 anos. Anselmo Ralph faz questão de tentar ser um pai presente e, por isso, sempre que passa uma temporada de mais de quatro meses em Portugal, trazos filhos e a mulher consigo.
Estas viagens entre Angola e Portugal têm prejudicad­o o percurso escular de Jadson, de 6 anos. Anselmo Ralph faz questão de tentar ser um pai presente e, por isso, sempre que passa uma temporada de mais de quatro meses em Portugal, trazos filhos e a mulher consigo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal