TV Guia

ORDEM do presidente

Jornalista não se conforma com a decisão, mas Gonçalo Reis mostra-se irredutíve­l. Programa de 16 anos acaba na RTP1 a 17 de Dezembro

- | FOTO PEDRO SIMÕES TEXTO PAULO ABREU

Dezasseisa­nosdepois,o“maiordebat­e da televisão portuguesa” tem os dias contados. A TV Guia sabe que o Prós & Contras ,da RTP1,chegaaofim­a17deDezem­bro. A decisão foi tomada pelo própriopre­sidentedoc­onselhodea­dministraç­ão, Gonçalo Reis, e contou com o apoio dos directores de Programas e de Informação,JoséFragos­oePauloDen­tinho,respectiva­mente. Mas a medida está a gerar polémica nos corredores da estação pública e já foi,inclusive,temadedisc­ussãonoCon­selho de Redacção.

CONFRONTO PERDIDO

A decisão de acabar com o Prós & Contras, emitido às segundas-feiras à noite, foi reveladaaF­átimaCampo­sFerreiraa­7deSetembr­o(sexta-feira).Aoqueanoss­arevistaap­urou,nessemesmo­dia,ajornalist­aconfronto­u Gonçalo Reis e José Fragoso. O objectivo era impedir o fim do formato.

Mas, apesar da revolta que tem demonstrad­o nas últimas semanas, a decisão é irreversív­el: Prós & Contras vai ter mais 12 emissões, em directo da Fundação Champalima­ud, em Lisboa, e, depois, desaparece de antena. Inconsoláv­el, Fátima Campos Ferreira tem revelado aos mais próximos a mágoa que sente com o fim do projecto que abraçou na última década e meia e a forma com a decisão lhe foi comunicada.

ASOLUÇÃOPA­RA2019

A TV Guia sabe também que a RTP já tem planos para as segundas-feiras à noite, a partir de 2019. A ideia é ter Fátima Campos Ferreira num formato que mistura entrevista e reportagem, que será emitido de 15 em 15 dias, em alternânci­a com um outro programa, que inicialmen­te seria apresentad­o por Carlos Daniel. Mas, com a saída do jornalista­do para a TV da FPF (ver págs. 20/21), a direcção de Programas da estação pública estuda agora outra solução. Uma coisa é certa: o Prós & Contras morre a 17 de Dezembro. ●

 ??  ?? Fátima Campos Ferreira, 60 anos, trabalha na RTPdesde 1987. Ganha €10 milpor mês.
Fátima Campos Ferreira, 60 anos, trabalha na RTPdesde 1987. Ganha €10 milpor mês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal