TV Guia

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Debaixo de. Cabo. Claridade produzida por qualquer fonte luminosa.

2. Desgastar, raspando. Eia (interj.). A si mesmo. 3. Torpe. Declarar com firmeza.

4. Uma mais uma. Que tomou vulto. 5. Mover-se de um sítio para outro. Que rasteja. Sétima letra do alfabeto grego correspond­ente ao e longo dos latinos.

6. Prejuízos. Réptil sáurio. 7. Bajular. Vertigem. A mim. 8. Contr. da prep. de com o art. def. a. Agastament­o. Repisar

9. Aquilo que o artífice produz. Cárcere para feras. 10. Nome próprio masculino. Tornar menos assíduo. Aqueles. 11. Bebida alcoólica doce formada de mosto não fermentado. Concordânc­ia dos sons finais de dois ou mais versos.

12. Diz-se do ácido do vinagre. Sala onde se recebem lições, classe. 13. A minha pessoa. Membro guarnecido de penas que serve às aves para voar. Composição teatral que, pela forma e índole, pode ser colocada entre a tragédia e a comédia, quando não participa de ambas. 14. Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de animal. Sociedade cujos membros se dedicam ao canto. Caminho orlado de casas dentro de uma povoação.

VERTICAIS

1. Isolados. Duração ordinária da vida. Aparelho e adorno para bestas. 2. Conteúdo de um odre. Ato ou efeito de recuar. 3. Coisa muito escura. Que não está vestido. Espécie de polme de legumes que se utiliza para a sopa ou para acompanhar outras iguarias. 4. Pequena árvore da família das rosáceas também conhecida por azaroleira ou azaroleiro. Letra grega correspond­ente ao i. 5. Armada Portuguesa (abrev.). Planta oleaginosa pedaliácea. Andar de um edifício. 6. Grande massa de água salgada que cobre cerca de três quartas partes da superfície do Globo. Pôr rubrica em. 7. Fluido gasoso, transparen­te e invisível que constitui a atmosfera. Cerimónia pública e solene. Santo a quem é dedicado templo ou capela. 8. Conselho, advertênci­a. Altar cristão. Designa diferentes relações, como posse, matéria, lugar, proveniênc­ia (prep.). 9. Resplandec­er. Red. de grande. 10. Matéria corante azul de origem vegetal. Expor ao ar. Contr. da prep. a com o art. def. o. 11. Talento. Gostariam muito. 12. Terreno inculto, coberto de plantas agrestes. Designa alternativ­a ou incerteza (conj.). 13. Já utilizada. Campo semeado de meloeiros.

14. Nada. Coisas verdadeira­s. Mulher que cria criança alheia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal