TV Guia

“Não me importo de SER A PESSOA INCOMUM”

Foi nas belas paisagens de Fortaleza, no Brasil, que a actriz de 29 anos se dispôs a falar da sua vida. Reservada mas muito divertida, a protagonis­ta da primeira novela da CMTV sonha em ser mãe e falou sobre as quase duas décadas a representa­r, o amor, os

- TEXTO HUGO ALVES I FOTOS LILIANA PEREIRA

Afastou-se da ficção nacional há mais de dois anos. O que aconteceu? As pessoa sacham que estou chateada com o meio mas não. Simplesmen­te gosto de equilibrar o que vou fazendo e gosto de poder escolher. Sei que é um risco que corro a ponto de a minha avó e a minha mãe dizerem que eu sou muito rebelde e que não devia afastar-me tanto tempo, mas eu sempre fui assim. Sempre fiz o que queria… e tem corri dobem.

Mas tem tido trabalho?

Sempre! Quando não tenho novelas tenho dobragens de voz em animação, peças de teatro, embora saiba que não é daí que vem o dinheiro. Mas para dizer a verdade sinto-me realizada assim. Gosto de fazer novelas, produtos para televisão, de vez em quando, não constantem­ente, até porque não me quero sentir cansada do que faço. Todos sabem que fazer novela é muito violento e eu, depois do processo que a envolve, gosto de parar, quer pelo corpo quer pela mente. E depois tenho que me dedicar à minha família não humana. Como assim? Aos meus cães, gatos... sou uma mãe muito dedicada (risos). Coisa que com uma n ove laé mais complicado. Para verem, metade do meu dia, normalment­e, quando não estou a grava ré a passear cães, a dar medicament­os, a limpar areias de gatos... por queque roque esta minha família, não humana, seja feliz. E eu quero desfrutar do meu tempo com eles, para dizer a verdade...

Mas sente que a Mafalda é um bocadinho incomum nesta área?

Sim, porque gosto de explorar outras coisas na vida. Só me irrita não ter tempo de explorar tudo o que quero. Isto apesar de adorar ser actriz. E não me importo de ser a pessoa incomum desta área. Dou-me muito bem com isso.

Mas não tem saudades da adrenalina das gravações?

Tenho sempre saudades de voltar. E vou agora fazer parte do projecto da CMTV. Mas por isso é que faz bem estar também ausente. Porque depois quando volto sabe-me mesmo bem e dedico-me mais a tudo a fundo, que é o que estou a fazer agora. Estou mesmo com vontade.

O que é que pode contar do projecto da CMTV, Alguém Perdeu?

Pouco (risos). É segredo. O convite na realidade foi agridoce.

Então?

Eu ia viajar, partia em Janeiro e só regressava em Junho. Por isso o convite foi uma facada, subitament­e não puder fazer a minha primeira grande viagem sozinha. Mas não podia dizer que não porque o projecto é muito ambicioso e porque estou há dois anos sem fazer televisão. E lá vou eu fazer a protagonis­ta de Alguém Perdeu. Mas estou muito entusiasma­da porque vai ser o primeiro projecto de ficção do canal. Como dizer que não a isso? Impossível! Estou muito contente.

UMA VIDA DIFERENTE

Está quase a fazer 30 anos. Isto também a levou a repensar a sua vida? Acho que é igual (pensa). Claro que estou uma pessoa mais responsáve­l, mas acho que a idade não traz mais peso. A idade levou-a a cuidar mais de si? Faço infelizmen­te muita asneira. Odeio-me( risos ). Mas tento compensarn­outras: como coisas que não devia, mas depois compenso no exercício, apesar de odiar ginásios(risos ). É um sofrimento para mim. Porquê?

Faço mesmo um frete quando vou ao ginásio e o meu PT está sempre a chatear-me.Confessoaq­ui que estou sempre a arranjar desculpas para não ir–se ele leres ta entrevista não vão pegar mais( risos ). É que isto de ser vegetarian­o não emagrece, é um mito, se não se tem cuidado engorda-se. A Mafalda é conhecida por advogar muito os direitos do animais e defendê-los com unhas e dentes. Mudou inclusive a sua alimentaçã­o há alguns anos…

Foi há cinco ou seis anos que comecei a ser vegetarian­a e fi-lo por questões éticas. Primeiro deixei de comer carne, depois peixe e mais recentemen­te, há 3 anos, deixei mesmo de comer os derivados, como leite, ovos e passei a ser vegana.

Foi fácil?

Comecei a olhar para o meu cão e não

“Estou muito entusiasma­da com a novela Alguém Perdeu porque vai ser o primeiro projecto de

ficção da CMTV”

ver nenhuma diferença para com os outros animais. Isso mexeu muito com a minha cabeça e daí até passara serve gana foi um salto. Mas fiz tudo de forma gradual e saudável. E hoje faz todo o sentido.

Mas é fácil no dia-a-dia fazer a sua vida seguindo os seus princípios? Temos muita coisa boa a aparecer. Restaurant­es de comida vegetarian­a nascem como cogumelos( risos ). Serve gana requer alguma habituação, mas sefo resuma pessoa práticaéfá­cil.N em que faças tu a tua comida.

Falemos então dessa sua família não humana. Quantos animais tem em casa?

Pois, é uma pergunta difícil e já explico porquê. Normalment­e tenho dois cães e três gatos. Mas já tive outros cães que dividia com o meu ex-companheir­o... Aliás, temos guarda partilhada.

É fácil ter tantos bichos?

Dão trabalho, mas todas as famílias dão. Eu adoro animais para lhes dar uma vida que se calhar de outra forma não teriam. Os meus são todos resgatados. E em compensaçã­o recebo amor sem fim.

Começou a representa­r muito cedo, aos 11 anos. É estranho ver que tem uma carreira de quase duas décadas? Eu tenho 17 anos de carreira, pareço um dinossauro a falar. Sou antiquíssi­ma (risos). Cresci neste meio e para mim é tudo natural e aconteceu naturalmen­te.

Lembra-se quando sentiu o “chamamento” da representa­ção?

A minha irmã é que nasceu com esta vocação e sonho. E eu queria por imitação, a verdade é essa. Nós íamos aos castings juntas e tudo. Até que um dia fiquei eu num casting que era para ela. Foi um processo complicado porque a minha irmã Joana era adolescent­e, eu tinha apenas 11 anos. E laia fazer ocas tingp ara anovela Olhos D’ Água, eu ia só acompanhar e, quando chegámos, o António Pedro Cerdeira, que estava a fazer o casting, olhou para mim e disse que eu tinha o perfil ideal e fiquei. Como foram os primeiros dias?

Eu não percebia nada daquilo e foi a minha irmã, coitada, e a minha mãe que tiveram de me ajudar em tudo. Mas depois acabou por ser natural.

Esperava chegar aqui. Que 17 anos depois continuass­e a ser actriz?

Sempre soube em pequenina que ia fazer parte disto. Não sei explicar...

VIDA PESSOAL MISTERIOSA

O seu coração está ocupado?

Não falo da minha vida pessoal. Eu

sei que pareço arrogante, mas sei que se falar deste meu lado abro um livro que não quero ver devassado, se é que percebem. Sei lá se a relação vai durar, se isto não acaba. Não quero ser julgada por isso. Por isso prefiro não falar. Sempre foi assim… mas eu percebo a curiosidad­e.

Mas quer ser mãe?

Quero! É um sonho. Tive dois irmãos mais novos e fui também, de alguma forma, mãe deles: mudei-lhes fraldas, dei-lhes biberão, até hoje em dias ou são um pouco mãe deles.

Como assim?

Ligo-lhes a saber das notas, dou-lhes na cabeça quando fazem asneiras, mas também os ajudo a esconder umas coisas dos nossos pais (risos). Contudo, e voltando atrás, se não fui mãe é porque sinto que tenho ainda muita coisa para fazer.

Então? Quero muito viajar! Quero conhecer o mundo. Senti esse chamamento recentemen­te. Era um sonho que achava que não podia concretiza­r por causa dos meus bichos, não me sentia no direito de os deixar. Porque quando for quero ir por muitos meses, mas depois comecei a ver que só estava a pensar neles, que devia também pensar em mim, para eles também terem uma “mãe” saudável. E então decidi que vou mesmo viajar depois da novela. E quero ir para a América do Sul. Está decidido. E quer ir sozinha?

Sim,àa ventura eàlouca.M as antes queria ver se o meu outro projecto ganhava asas.

Que projecto?

Um restaurant­e.Éom eu sonho que sei que se vai realizar. Vou ter um restaurant­e vegan. É um projecto ainda bebé, que tem tido a ajuda de amigos.

Mas gosta de cozinhar?

Adoro. Não tenho é tempo. Mais até um curso teórico de higiene e segurança na cozinha já tive. Além disso, os meus amigos adoram que eu cozinhe e estão sempre a pedir-me para ser e una cozinha afazer os pratos típicos da Mafalda. Já sabemé que são logo expulsos do espaço. Ali sou eu e só eu (risos). ●

“Ser mãe é um sonho. Tive dois irmãos mais novos e fui também, de alguma forma, mãe deles: mudei fraldas, dei biberão...”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? A actriz que vai ser protagonis­ta da novela daCMTV, fotografad­a pelaTV Guia em Fortaleza, no Dom PedroLagun­a.
A actriz que vai ser protagonis­ta da novela daCMTV, fotografad­a pelaTV Guia em Fortaleza, no Dom PedroLagun­a.
 ??  ??
 ??  ?? Mafalda Luís de Castro, de 29 anos, divide a sua casa com dois cães e três gatos,que ama como filhos.
Mafalda Luís de Castro, de 29 anos, divide a sua casa com dois cães e três gatos,que ama como filhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal