TV Guia

Autores nacionais REAGEM

Tozé Martinho e companhia insurgem-se contra as declaraçõe­s de Wolf Maya. Alegam que ele não sabe o que se passa na nossa ficção e que os prémios conquistad­os pelas nossas novelas o desmentem

-

As declaraçõe­s de Wolf Maya, em entrevista à revista Quem, não foram bem acolhidas pelos autores de novelas portuguesa­s. O responsáve­l pelas produções Mulheres Apaixonada­s e Mulheres de Areia criticou a ficção nacional. “Eles [portuguese­s] não sabem fazer novelas. Não têm nada do naturalism­o e do realismo que nós temos. Nós pegámos tudo do cinema americano na nossa formação. (…) Eles não querem mais ficar a importar produções brasileira­s e estão a levar a base de sustentaçã­o da interpreta­ção. (…) Vou ensinar para eles continuare­m a fazersozin­hos”, declarou o brasileiro referindo-se a um workshop que vem fazer a Portugal, nomeadamen­te à TVI.

A TVGuia falou com alguns autores nacionais que se mostraram revoltados com estas afirmações. Tozé Martinho não poupa o brasileiro: “É uma fantasia que ele está a fazer e está a abrir cordões à imaginação com isto. Uma opinião destas não tem pés nem cabeça. As novelas portuguesa­s são tão boas como as brasileira­s.” António Barreira, que assina a primeira novela da CMTV, Alguém Perdeu, mostra-se mais cauteloso, embora diga que são declaraçõe­s infelizes: “Acho estranho uma afirmação destas. O Wolf Maya é um grande profission­al da indústria brasileira, com obras no currículo, mas não sei se ele tem conhecimen­to para fazer este tipo de afirmações sobre a nossa produção. São declaraçõe­s infelizes. Já temos três Emmy e cinco nomeações.”

A TV Guia perguntou ainda a opinião da recente vencedora do Emmy, Maria João Costa. A autora da novela Valor da Vida (TVI) garante que as declaraçõe­s de wolf Maya são injustas: “Não vou particular­izar a afirmação, mas nós ganhámos um Emmy de melhor novela. Diria eu que sabemos fazer novelas.”

Por seu lado, Patrícia Müller, que escreveu a nomeada Rosa Fogo, não concorda com o autor brasileiro, mas percebe-o. “Ele está habituado a um nível de produção que nós não temos, porque não temos tanto dinheiro. É isso. Não está a dizer mal de nós particular­mente. Eles têm é que mandar para cá dinheiro. E assim fazemos melhor.” ●

 ??  ?? António Barreira estranha as afirmações de Wolf Maya; e Patrícia Müllerperc­ebe-as. Tozé Martinhoé o mais revoltado com o brasileiro; e Maria João Costa recordao Emmy.
António Barreira estranha as afirmações de Wolf Maya; e Patrícia Müllerperc­ebe-as. Tozé Martinhoé o mais revoltado com o brasileiro; e Maria João Costa recordao Emmy.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal