TV Guia

DOR e ANGÚSTIA

A decoradora retirou um tumor e foi-lhe diagnostic­ada uma doença rara. “Só tive medo do sofrimento que ia causar aos que cá ficavam”

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA I FOTOS COFINA E D.R.

Desde o final de 2018 que Ana Antunes, decoradora de Querido, Mudei a Casa, andava a ganhar coragem para partilhar com os leitores do seu blog um dos momentos mais difíceis da sua vida. Mas só agora o conseguiu fazer. O rosto do programa da TVI revelou agora que sofre de uma doença rara: a doença de Castleman [um linfoma benigno que se pode desenvolve­r na região torácica ou na região do abdómen].

No extenso texto publicado, Ana Antunes conta que foi ao hospital porque estava com uma tosse que não melhorava. Depois de fazer uma TAC, descobriu que tinha uma “massa grande” na zona do tórax e que era “provavelme­nte um linfoma” ,ou seja, um tumor maligno. “Fui operada no espaço de 15 dias, para retirar o tumor e numa cirurgia de risco elevado”, contou. A operação correu bem. Dias mais tarde, a decoradora acabou por ser surpreendi­da com mais uma triste notícia. “Foi só ao fim de algum tempo que chegou o diagnóstic­o. Para além destes efeitos colaterais da localizaçã­o do tumor, tenho uma doença rara, cuja estatístic­a é de 23 pessoas diagnostic­adas em um milhão, e que se chama doença de Castleman.” Felizmente, o linfoma de Ana Antunes era benigno e não teve que se submeter a tratamento­s de quimiotera­pia. A decoradora garante que “as lições que aprendeu nos últimos meses não têm conta”. “A família e os amigos são o chão que nos sustêm nestes momentos.”

OS DOIS FILHOS

Depois de ter recebido a notícia do linfoma, Ana Antunes afirma que temeu a morte e revela em quem pensou neste momento de angústia: “Não tive medo de partir, só tive medo do sofrimento que ia causar aos que cá ficavam... Só pensava como é que vão ficar os meus dois filhos. O Martim, o mais novo, e o que é que vai acontecer ao Querido Mudei a Casa, que por piada chamo de meu filho mais velho.” ●

 ??  ?? Ana Antunespar­tilhou “uma das poucas fotos que tirou na versão piada, enquanto estavainte­rnada”,escreveu.
Ana Antunespar­tilhou “uma das poucas fotos que tirou na versão piada, enquanto estavainte­rnada”,escreveu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal